O Marketing de Oportunidade
Não é novidade que a interação entre marcas e consumidores sofreu alterações significativas ao longo dos últimos anos. O grande motivo para que estas mudanças tenham acontecido prende-se com a utilização de novas tecnologias e com o contexto digital, que vieram alterar por completo o mercado e as formas de consumo. Vemos, cada vez mais, uma procura constante por informação, novas experiências e, acima de tudo, instantaneidade.
É desta instantaneidade que surge a crescente necessidade de as empresas estarem atentas ao que as rodeia e, acima de tudo, aquilo que rodeia o seu público. Para isso, entender quem nos dirigimos é uma prioridade.
Neste sentido, surge um conceito de marketing de oportunidade. Nada mais é que a capacidade para aproveitar as circunstâncias do momento para aumentar o buzz de uma marca ou empresa. Este tipo de ações é um dos benefícios do Marketing numérique, uma vez que a instantaneidade permite que empresas façam uso de determinadas situações no momento certo, deixando a interação com o público fazer o resto. Estamos a falar de empresas que aproveitam dias comemorativos, temas atuais ou acontecimentos marcantes para desenvolver campanhas de sucesso.
A internet e as redes sociais são os potenciadores deste novo tipo de estratégias. Todos os dias surgem imagens, “memes” e momentos que se tornam virais, aproveitados depois por muitas marcas que os incorporam em estratégias de divulgação que, quando bem implementadas, possuem resultados estrondosos. O público, particularmente o mais jovem, exige hoje uma dose acrescida de criatividade. Num mundo em que existe tanta informação e tanta facilidade de acesso, a comunicação passa também pela diferenciação e por ações que despertem a atenção.
Mas para ser eficaz este tipo de ações tem de ser realizado no momento certo, sendo que se torna crucial para as empresas estarem atentas ao que acontece ao seu redor e, principalmente, em assuntos relacionados com a sua área de negócio. Quanto mais informados estivermos sobre a atualidade, mais impactante será a capacidade de resposta. A internet é tão dinâmica e tão rápida que, se estivermos desatentos, o momento-chave pode passar e perdemos a oportunidade.
No entanto, é crucial ter um cuidado redobrado na utilização deste tipo de estratégia. O marketing de oportunidade pode ser uma ótima ferramenta, quando bem pensado e executado. Caso corra mal, esta pode colocar em risco toda a reputação de uma marca.
Já pensou nas oportunidades recentes que podia ter aproveitado?
Bons negócios, com a dose de comunicação certa!