Mastercard
A evolução digital e tecnológica pode ser usada a nosso favor quando falamos em comunicação e marketing digital em conjunto com um público cada vez mais exigente. Conheça o caso da Mastercard.
No ano 2000 as pessoas disponibilizavam 14 minutos para analisar campanhas de marketing e comunicação e em 2019 este tempo é reduzido para 5 segundos. Mas o que representa esta redução abrupta de tempo? Como conseguimos captar a atenção das pessoas em tão pouco tempo?
É cada vez mais importante perceber o que os nossos targets querem ouvir e ir de encontro aos seus interesses, e a evolução da estratégia de marketing da Mastercard é inspiradora no que toca à sua resiliência e capacidade de ser um camaleão intuitivo.
Com uma estratégia dividida em 4 etapas ao longo dos últimos 10 anos, focada no produto, nas emoções, numa linha orientada pela análise de dados e pela revolução digital, a Mastercard é hoje uma das marcas de maior sucesso em todo o mundo.
Inicialmente e com o produto no centro da sua equação, o foco da Mastercard assentou no destaque da qualidade superior e da excelência do seu produto – que a distinguia da concorrência.
Numa segunda fase, e com a modificação do mercado internacional, foi possível perceber que o foco de interesse dos clientes (a título generalista) deixou de estar apenas no produto ou serviço, mas sim nas emoções e experiências que as marcas transmitiam.
A Campanha Priceless foi desde sempre um fator diferenciador capaz de transmitir os valores corporativos, desviar as atenções do produto, atrair com um storytelling envolvente e fidelizar os consumidores.
Ao longo dos anos a Mastarecard conseguiu criar uma relação com os seus stakeholders e potenciar de forma excelente o seu engagement.
Podemos ver as diferenças e a evolução através da comparação de duas campanhas da Mastercard: de 2010 (https://www.youtube.com/watch?v=QJUawVULURM) e 2018 (https://www.youtube.com/watch?v=igpDKF4EHeo)
É percetível que o tema do produto e do valor monetário estava presente de forma clara na primeira campanha (2010). O conceito Priceless foi sempre muito forte e abriu horizontes para um mundo de interpretações, adaptando-se facilmente aos vários tipos de cliente. No entanto, na campanha de 2018 conseguimos captar a mudança na linha de comunicação estratégica da marca. Na campanha mais recente, o conceito mantem-se mas observamos uma abordagem muito mais humanizada e com caras que despertam algum tipo de sentimento familiar ao utilizador.
Continue a acompanhar o case study da Mastercard no nosso próximo artigo #SucessSteps