Nous avons du courrier

Avr 26, 2024

Mazars reforça área de Assurance Financial Services

A Mazars reforça área de Assurance Financial Services.

  • Ricardo Cardoso é o novo Senior Manager da área de Assurance Financial Services da Mazars em Portugal
  • Movimento estratégico alinhado com o compromisso da empresa e objetivo de desenvolvimento do setor de serviços financeiros
  • O objetivo é robustecer a experiência desta área, para que a Mazars continue a ser sinónimo de confiança e qualidade

 

Lisboa, 26 de abril: A Mazars anuncia a contratação de Ricardo Cardoso, como Senior Manager para a área de Assurance Financial Services. Esta contratação reforça o compromisso de reforço das suas competências nesta área de atuação tendo em vista o crescimento e desenvolvimento da área de serviços financeiros, liderada pelos sócios Filipe Carvalho e Pedro Jesus.

Num mercado com cada vez maiores exigências legais e regulamentares, a Mazars oferece um conjunto de soluções que permitirão apoiar as organizações na sua resposta, não só aos desafios atuais, como aos que se perspetivam no futuro.

A Mazars valoriza a excelência técnica e o compromisso ético, e esta contratação é uma prova destes princípios. O objetivo é enriquecer as competências da equipa de Assurance Financial Services, garantindo que a Mazars continua a ser sinónimo de confiança, qualidade e uma constante mais-valia para o mercado.

O papel do novo Senior Manager será fundamental para incrementar as capacidades e competências, possibilitando fornecer aos clientes serviços assentes nas melhores práticas internacionais. Com maior foco no Controlo Interno, Auditoria Interna, Branqueamento de Capitais e outras matérias de Compliance, Ricardo Cardoso aportará toda a sua experiência no apoio ao desenvolvimento e crescimento desta área.

"Esta é uma área que tem merecido o nosso foco desde a criação da equipa de Financial services, sendo uma aposta clara desde o início. Sempre identificámos estes como temas críticos no mercado e para as organizações, sobretudo do setor financeiro, não só pelo aumento de exigência que se tem verificado a nível regulamentar como pela necessidade de cumprimentos de requisitos éticos e de independência necessários na prestação destes serviços”, assinala Pedro Jesus, Partner de Audit and Assurance Financial Services da Mazars Portugal.

A contratação insere-se no trajeto de investimento contínuo da Mazars, que tem procurado um crescimento sustentado, focado no reconhecimento pelo mercado da qualidade dos serviços e no aumento da abrangência das áreas de atuação.

Ricardo Cardoso apresenta uma experiência profissional assente em áreas como Auditoria e Consultoria, tendo acompanhado projetos de Compliance, Branqueamento de Capitais, Fraude, Governo Interno e ESG em diferentes instituições financeiras. A sua experiência inclui coordenação de projetos de auditoria interna em instituições financeiras nacionais e internacionais, destacando-se o seu conhecimento e compreensão das complexidades do setor.

O novo Senior Manager vai desenvolver a oferta de serviços da Mazars relacionados com Controlo Interno, Auditoria Interna, Branqueamento de Capitais e outras matérias de Compliance, nomeadamente nos setores mais regulados, como a Banca e outras Instituições Financeiras, Seguradoras e ainda nas entidades supervisionadas pela CMVM.

“Desde o momento da criação da nossa equipa dedicada aos Financial Services (que ocorreu em meados de 2018) que sentimos que era essencial a criação de uma sub-equipa, mais direcionada à área de Assurance, com competência especializada nos diversos temas regulamentares, para podermos oferecer ao mercado um serviço de qualidade nos diferentes tipos de non-audit services requeridos pelo setor financeiro”, diz Filipe Carvalho também Partner de Audit and Assurance Financial Services, da Mazars Portugal. .

Filipe Carvalho refere ainda que “para além da Auditoria, não há dúvida que esta área de Assurance continuará a ganhar relevância na Mazars, não só pelo facto de o mercado exigir uma verdadeira alternativa às denominadas “big four”, mas também pelo facto das exigências regulamentares no setor financeiro serem cada vez maiores.”

Por seu lado, Ricardo Cardoso comenta sobre a sua contratação, que terá “um papel decisivo para melhorar as capacidades desta área e em fornecer serviços de Assurance com base nas melhores práticas de mercado”.

O novo Senior Manager da Mazars Portugal salienta ainda que “teremos um foco em temas da atualidade, nos diversos riscos de compliance, branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, governo interno e outros relacionados com o mercado de Financial Services. Apostaremos em iniciativas que apoiam o desenvolvimento e o crescimento sustentável dos clientes da Mazars.

 

Sobre Ricardo Cardoso

Ricardo Cardoso possui uma formação sólida, incluindo um Mestrado Executivo em Análise Financeira pelo IDEFE, um Mestrado Executivo em Gestão pelo INDEG/ISCTE e a participação no Programa Avançado de Gestão a Executivos pela Universidade Católica. Tem também diversas certificações, com destaque para ICA Internal Auditor for Compliance Management Systems pela International Compliance Association e Foundation of financial Risk, pela Global Association of Risk Professionals.

Conta com uma larga experiência sobre o desenvolvimento de formações em matérias de KYC, Gestão de Risco, AML, GDPR e MiFID II). Executou o cumprimento das obrigações de reporte AML e Compliance portuguesas aos Reguladores locais para vários tipos de Instituições Financeiras e Seguradoras (BdP, CMVM e ASF). Esteve na conceção e implementação de novas políticas – Abuso de Mercado; Conflito de Interesses; Controlos MiFID II; Diligência Devida do Cliente; Bancos Correspondente; AML; Função Compliance, e outros.

Tem experiência na prestação de serviços equiparáveis, caso da coordenação de projetos de auditoria interna (enquanto auditor interno) em Instituições Financeiras Nacionais e Internacionais.

 

Sobre a Mazars

Mazars est un partenariat un cabinet international intégré spécialisé dans l'audit, la comptabilité, le conseil, la fiscalité et les services juridiques*. Présent dans plus de 95 pays et territoires à travers le monde, nous nous appuyons sur l'expertise de plus de 47 000 professionnels, dont plus de 30 000 au Royaume-Uni. partenariat et plus de 17 000 via l'Alliance Mazars Amérique du Nord - pour accompagner les clients de toutes tailles à chaque étape de leur développement.

*Lorsque la législation locale l'autorise.

https://www.mazars.pt/ | https://pt.linkedin.com/company/mazars-portugal | https://pt-pt.facebook.com/MazarsPortugal

LETTRE D'INFORMATION

DEMANDES DE RENSEIGNEMENTS

+351 211 926 120
(coût des appels sur le réseau fixe national)
letus@say-u.pt