Media Tradicionais
No dia 18 de abril, o Sport Lisboa e Benfica jogou frente ao Eintrack Frankfurt os quartos de final da Liga Europa. Nessa ocasião, dois adeptos do clube encarnado viajaram de carro até à cidade alemã para apoiar o seu clube. No entanto, o único problema foi que se enganaram na cidade. O nome era exatamente o mesmo (Frankfurt), mas acontece que, na Alemanha, existem duas cidades com esse nome.
A história tornou-se rapidamente viral e os media tradicionais não tardaram em fazer notícia com esta história, no mínimo, curiosa. O único problema em todo este processo é que, afinal de contas, tudo não passou de uma encenação. Afinal de contas, os dois adeptos do Benfica tinham sido contratados pela revista “11 freud” e toda a história era, como referiu um dos adeptos no seu Instagram, “apenas um trabalho”.
Para além da vertente cómica de todo este enredo, esta história demonstra também a facilidade como os ditos media tradicionais podem ser facilmente enganados. É certo que, neste caso, não se trata de um assunto com implicações graves, mas será que este tipo de situações não acontece quando a temática em causa é outra?
A verdade é que hoje os jornalistas não têm o tempo necessário para verificar a veracidade da informação que lhes é fornecida. Podemos também alegar que no exemplo que referimos a história estava bastante bem encenada. No entanto, e se o mesmo aconteceu, por exemplo, no Brexit? Ou nas eleições espanholas do fim de semana passado?
É difícil chegar a alguma conclusão sobre este tema e podemos sempre afirmar que as fake news já existem há algum tempo e que tudo se trata de uma questão de perceção. Mas será mesmo isso ou, por outro lado, estamos perante um problema de verificação de informação com implicações mais graves?