Nous avons du courrier

Déc 20, 2016

Novos parâmetros de pesquisa

Novos parâmetros de pesquisa

4prgeeks

Certamente, o vasto leque de dispositivos através dos quais podemos realizar pesquisas representa um fator determinante: PCs, portáteis, smartphones, tablets, TVs, etc. Paralelamente à variedade de dispositivos, existem diferentes métodos de input, desde escrever uma palavra no teclado do computador ou realizar um pedido diretamente através de aplicações de voz como o Siri, Sherpa, Cortana ou Google Now.

Estas inovações distanciaram-nos de formatos de pesquisa anteriores como “restaurante em Lisboa”, para parâmetros mais específicos tais como “onde comer comida italiana em Lisboa” ou “qual o melhor restaurante de comida italiana em Lisboa”.

Podemos constatar duas tendências nesta evolução: um aumento dos parâmetros “long tail” e utilizadores a exigir precisão acrescida, pelo que os motores de busca se tiveram que adaptar e disponibilizar resultados mais relevantes.

Os motores de busca compreenderam que identificar palavras-chave não era suficiente, e que em vez disso, necessitavam de compreender de que modo a informação era relacionada, quer dentro do mesmo website quer através da Internet. É aqui que ocorre a mais importante mudança no universo da pesquisa: uma progressão das familiares palavras-chave para entidades de importância reforçada. As palavras tornam-se conceitos e os motores de pesquisa evoluem para máquinas capazes de aprender.

Esta co-evolução resulta no que hoje apelidamos de pesquisa semântica.

 

Say U Consulting

LETTRE D'INFORMATION

DEMANDES DE RENSEIGNEMENTS

+351 211 926 120
(coût des appels sur le réseau fixe national)
letus@say-u.pt