O desafio contínuo da sustentabilidade
Numa era em que o relacionamento e a mobilização estão à distância de um clique, as empresas precisam de reinventar a forma como interagem com os seus stakeholders, sendo necessário inovar e dialogar para que as pessoas façam parte de decisões que vão impactar na forma como vivem.
As empresas têm um papel fundamental e estratégico nesta relação. São elas que têm liberdade e capacidade para investir em programas e projetos que ajudem a viver melhor num mundo e num país com constantes e numerosas transformações, gerando mais valor para as suas marcas com decisões de valorização do território, pertença e promoção de melhor qualidade de vida, ao mesmo tempo que incentivam os seus clientes e parceiros e viver de forma mais sustentável e como atores das globais e não apenas como espectadores.
As empresas que conseguirem dar este passo terão um mercado tão disponível quanto revalorizado. Mas isso implica, muitas vezes, um movimento de mudança de dentro para fora, top down, nas empresas. Um movimento difícil, uma vez que a cultura e filosofia enraizadas estão fora do compasso da lógica do crescimento sustentável e que obriga os gestores e decisores a darem prioridade à sustentabilidade como parte integrante de seus negócios.
A la durabilité é cada vez mais exigida pelos clientes, parceiros e pelo mercado. E comunicar iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social de forma transparente é um desafio atual e obrigatório na agenda das empresas. Cabe a cada organização encontrar uma forma de construir este diálogo, criando uma linguagem capaz de refletir o compromisso da marca com a responsabilidade social e a sustentabilidade.
É aqui que o marketing e a comunicação têm um papel decisivo, uma vez que potenciam vantagens competitivas às organizações que fomentem aquelas práticas, melhorando o seu posicionamento, imagem e reputação.
As agências de marketing de comunicação devem adotar e inspirar os seus clientes para comunicarem as suas ações sustentáveis de forma efetiva e verdadeira, ao mesmo tempo que fomentam a adoção de práticas sustentáveis, que vão desde o consumo consciente e responsável a uma cultura de respeito, tolerância, inclusão e diversidade ao respeito pelo meio ambiente e direitos humanos universais.
A communication e o marketing têm um papel importante na formação de valores humanos e sociais éticos, responsáveis e solidários, inspirando a sociedade para a construção de um futuro sustentável. Questões como veracidade, exatidão, clareza, fontes, relevância e pertinência da informação transmitida sobre responsabilidade socioambiental e sustentabilidade são decisivos e obrigam a atenção redobrada na comunicação.
É esta estratégia de comunicação que será capaz de fortalecer o negócio, propor soluções concretas e acessíveis, chamar à participação e à ação. Fazer a diferença.
O desafio contínuo da sustentabilidade é um caminho longo. O que falta é tempo. Começamos de imediato?