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Avr 7, 2014

O fator do Instinto na Comunicação

Instinto

Pensar uma estratégia que possa ser efetivamente interiorizada, para além de eficaz, significa possuir uma base fundamentada que possua igualmente caraterísticas que se liguem de modo particular à visão e experiência de quem a irá implementar. Quando esta adequação existe desde o início a familiaridade com as ações a desenvolver é potenciada e a agilização de processos e de resultados encontra-se facilitada.

Para a criação deste ponto de partida surge como contribuição, por vezes mal percecionada, o instinto do responsável ou da equipa de Comunicação. Num mundo dominado pela informação, custa a crer que muitos façam ainda do instinto relativamente ao mercado, ao público e à atividade a desenvolver um dos alicerces para o desenho de estratégias, não confiando puramente na informação disponível.

Este pode ser, contudo, um aspeto de caráter positivo, se for bem desenvolvido. O instinto pode-nos sugerir uma solução ou resposta, necessitando todavia de ser efetivamente gerido e focado para providenciar resultados concretos. Como gerir então o instinto para criar melhores decisões de marketing?

Quando iniciamos o desenvolvimento de um plano de Comunicação começamos com hipóteses, sendo que muitas destas têm origem na experiência, no apelidado instinto. A repetição de processos e o contacto continuado com determinada área capacita-nos para “adivinhar” os próximos passos e consequências.

Antes de passarmos à ação guiados apenas pelo instinto devemos, porém, introduzir outras fontes de informação. Certifique-se que a resposta que encontrou é, de facto, a melhor resposta para a problemática ou objetivo em questão. Pode acontecer que estas fontes alternativas contradigam a resposta a que havia inicialmente chegado ou podem ajudar a transformar uma resposta instintiva numa solução mais estruturada e de aplicação mais bem-sucedida.

Dê ouvidos à sua experiência e ao que pensa poder retirar do seu instinto face aos desafios que se lhe apresentam mas trate-o com o mesmo rigor com que trataria qualquer outra decisão de marketing.

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