O Marketing de Influência é uma realidade
O mundo dos influenciadores digitais parece ter vindo para ficar, o que deu origem ao marketing de influência. A seleção dos influenciadores certos nem sempre é um processo fácil e deve ser feito de forma a que os embaixadores que escolheu para representarem a sua marca estejam de acordo com as principais mensagens que a sua organização pretende comunicar. No artigo hoje abordamos o tema e deixamos algumas conseils para que escolha as pessoas certas para colaborarem com a sua marca:
- Um dos principais fatores a ter em conta deve ser a partilha e defesa de determinadas mensagens. Uma parceria com um influenciador que não acredita nas mensagens e produtos que vai comunicar não é positiva para nenhuma das partes. O influenciador vai desiludir o seu público e a marca em questão vai acabar por perder credibilidade perante a audiência que efetivamente lhe interesse.
- Por vezes, as marcas olham apenas para o número de seguidores ou para o número de gostos. Embora seja uma métrica importante e que deve ser tida em conta, é também extremamente importante perceber que tipo de audiência determinado influencer trata ou, por exemplo, o nível de interação com a sua comunidade. Os números são importantes, mas a seleção do tipo de público a quem queremos chegar assume uma importância ainda maior.
- Quando se faz uma seleção de influenciadores digitais para determinada campanha é importante existir diversidade. Deve existir a preocupação de conseguir juntar influenciadores com dimensões diferentes, mas também que alcancem audiências diferentes. Por regra, quanto maior for o influenciador, menor será o nível de engagement com a sua audiência. Por outro lado, quanto menor o número de seguidores, maior será o grau de confiança na informação que divulgam e também a interação com o seu público.
O marketing de influência é um mundo ainda com muitas vertentes por explorar e que possibilita às marcas alcançar e selecionar o público a que pretendem de chegar de formas nunca antes possíveis. Contudo, a palavra-chave acaba mesmo por ser seleção. O sucesso de qualquer ação com influenciadores digitais passa sem dúvida pela correta seleção dos mesmos.