Profissionais de Public Affairs
Podem ser definidos como o termo utilizado para descrever a relação de uma organização com os seus les parties prenantes. Stakeholders estes que podem ser definidos como as pessoas ou grupos com interesse na organização, sejam por exemplo políticos, funcionários, clientes, acionistas, órgãos de comunicação social, empresas, sindicatos, entre muitos outros.
Os profissionais de Affaires publiques têm como função engajar os les parties prenantes com as políticas da organização e o ponto de vista desta no que diz respeito a questões de políticas públicas. Outra das suas tarefas será providenciar informação estatística e factual sobre assuntos que tenham impacto na organização e fazer lobby sobre estes temas.
O trabalho dos profissionais de Affaires publiques combina relações governamentais, comunicação com os médias, gestão de temáticas, responsabilidade corporativa e social, disseminação de informações e consultoria estratégica em comunicação.
O seu objetivo é influenciar a política pública, construir e manter uma reputação sólida e encontrar pontos em comum os les parties prenantes.
Estes procuram também moldar a opinião ou decisões do público de forma a apoiar os interesses dos seus clientes.