Uma organização que ambicione ser bem-sucedida tem de se adaptar constantemente à realidade que encontra no mercado, seja a novas necessidades dos clientes, à evolução da tecnologia ou à expansão de setores de atividade.
A mudança nos mercados globais, a evolução tecnológica e o potencial para a inovação contínua – e por vezes disruptiva – obrigam cada organização a saber como adaptar-se. Mas estamos realmente a conseguir identificar a importância e o valor inerente à capacidade de nos transformarmos dentro das estruturas e da performance organizacionais?
A adaptação no contexto das organizações está a tornar-se cada vez mais relevante, quer para a estratégia quer para a estrutura, à medida que o ambiente de negócio se altera constantemente.
A gestão estratégica diz sobretudo respeito à adaptação de uma organização ao seu ambiente. O principal agente para a adaptação é a socialização da cultura organizacional, que pode ser reforçada conscientemente. Se adquire a identidade de uma organização que quer crescer, adaptar-se e aprender, estes valores tornam-se parte da própria forma como a organização passa a atuar. Saber como e ser capaz de potenciar esta adaptabilidade é um dos momentos-chave para o sucesso da organização.
Implementar uma estratégia de adaptação tem efeitos na totalidade da organização e tem necessariamente de contar com a equipa. A resistência à mudança é considerada um dos grandes obstáculos à criação de uma adaptação eficaz numa organização. A capacidade de integrar modificações passo a passo ao utilizar a contribuição de colaboradores e disponibilizar informação e formação adequadas pode melhorar a eficácia deste processo.
Perceber o impacto da mudança e os fatores que podem ajudar a reduzir os seus efeitos negativos torna-se, desta forma, essencial para que uma organização seja capaz de integrar a inovação e, com isso, ser verdadeiramente eficiente.