Há frequentemente um medo partilhado de fracasso entre franqueadores e franqueado.
Os franqueadores podem sentir-se céticos quanto ao facto de os seus franqueados não cumprirem os seus números de vendas acordados, o que pode fazer com que os franqueados se sintam stressados e sem apoio.
A falta de confiança e comunicação entre ambas as partes agrava este ciclo, com os franqueados de marcas mundiais como McDonald’s, Dominos e Subway a terem disputas muito públicas com os seus franqueadores.
Todas estas questões exacerbam desafios que podem dificultar o potencial sucesso. Por conseguinte, vale a pena enfrentar estes problemas profissionalmente para assegurar uma relação comercial saudável durante muitos anos.
Quer seja dono de uma ou cem franquias, pode ser difícil estabelecer e manter a comunicação com o seu franqueador.
A falta de comunicação pode ter consequências graves para os proprietários de franquias, particularmente quando se trata da gestão de recursos ou de grandes mudanças que afetem o negócio. As mudanças podem passar de um nível corporativo para um nível individual de proprietários sem uma comunicação clara ou feedback por parte desses proprietários. Isto restringe as capacidades dos franqueados para expressarem as suas preocupações e proporciona um tempo limitado para realizar os ajustes necessários no serviço, nas previsões de vendas e nas operações.
Em 2017, um grupo de franqueados canadianos da Tim Horton formou uma associação para combater a “má gestão” da marca desde a sua venda à Restaurant Brands International em 2014. Uma das principais queixas foi uma “falta de transparência” na forma como a empresa estava a utilizar fundos publicitários pagos pelos franqueados.
Para os franqueadores
- Estabeleça canais de comunicação formais e informais entre si e os franqueados. Realizar reuniões numa periodicidade regular, visitas à localização, e estar aberto ao feedback dos franqueados são algumas das melhores formas de estabelecer uma comunicação sólida.
Para os franqueados
- Seja proactivo na comunicação com o seu franqueador. Aproveite as reuniões e aproveite o tempo para fazer perguntas, expressar preocupações e fazer sugestões sobre como ambos podem ser bem-sucedidos.