Olhar para o percurso alcançado por diversas startups de sucesso permite-nos ter uma visão mais clara acerca dos progressos que estas obtiveram ao longo do tempo.
Dentro de uma startup, o caminho para o succès empresarial é bastante desafiante, visto que apenas 30% das organizações o conseguem alcançar.
Airbnb
As recomendações desempenham um papel relevante no mundo dos negócios e na sociedade. Muitas das conversas no dia a dia são sobre os gostos das pessoas e recomendações sobre o que os seus amigos devem experimentar.
O caso do Airbnb é de um verdadeiro serviço de publicidade gratuito, parte da razão pelo qual a marca foi bem-sucedida. O conceito word of mouth tornou-se no conceito de publicidade mais eficaz para o Airbnb do que qualquer outra forma de ação publicitária.
Uber
A Uber encontrou uma solução para quem tem dificuldade em chamar um táxi, ou porque esta oferta não existe perto do local onde se encontra, ou porque a informação acerca da rota ou custo do percurso podia não ser perfeitamente transparente.
Esta startup aproveitou a oportunidade para criar um negócio que solucionasse este problema, o conceito que facilita o dia a dia do seu utilizador foi imediatamente reconhecido. Neste momento, a Uber encontra-se em atividade em cidades por todo o mundo, e cerca de 93 milhões de pessoas recorrem aos seus serviços.
Inicialmente, o WhatsApp não foi concebido como uma empresa, mas sim como um produto. Curiosamente, o seu produto revolucionário originou uma startup de sucesso, uma vez que se tornou no produto de mensagens móveis que veio competir com as tradicionais SMS e reinventar a partilha de informação.
No terceiro trimestre de 2020, os utilizadores do WhatsApp enviaram aproximadamente 100 mil milhões de mensagens por dia na popular aplicação de conversação. Este é um bom exemplo de sucesso empresarial.
Netflix
A Netflix foi sofrendo alterações ao longo dos anos. Começou como uma empresa de envio de DVD e tornou-se, atualmente, num produtor e fornecedor de conteúdos. Esta alteração ocorreu com a tentativa de adaptação às necessidades dos seus clientes e à capacidade de identificar e acompanhar tendências de consumo entre o público.
Esta startup dedica alguns dos seus recursos à análise em torno dos seus clientes, sendo que esta informação ajuda a proporcionar uma experiência de utilização mais agradável e uma oferta orientada.