O novo paradigma tecnológico tem transformado a vida dos consumidores e profissionais de marketing. É extremamente importante analisar como é que as marcas podem continuar a ser relevantes neste novo mundo. As questões que preocupam as marcas passam pelo abraçar das novas tendências, a pressão pelos resultados e a competitividade que se sente entre rivais.
Não é preciso ser o primeiro, mas sim o melhor, olhar para os mercados com visão estratégica e analisar as necessidades para se conseguir alcançar objetivos.
Outro desafio para os profissionais de marketing consiste em separar tendências, potenciando o poder de permanência nas redes e melhorando a comunicação nestas plataformas. Detetar comportamentos emergentes ajuda as marcas a desenvolver uma estratégia com visão de futuro.
Cada vez mais as redes são utilizadas para amplificador as experiências no digital, o que representa uma grande oportunidade para as marcas. O conceito de inteligência artificial deixará de fazer parte da ficção e passará para a realidade, à medida que assistimos a um aumento no crescimento de tecnologias híbridas que irão melhorar as funções cognitivas.
Também se anuncia uma mudança repentina nas atitudes dos consumidores em relação à propriedade. As marcas precisam de analisar como é que irão criar experiências e sistemas de serviços que são menos focados em bens materiais.
Alguns analistas também preveem que a economia de partilha cresça. O aumento dos dados gerados pelo uso de dispositivos permitirá que as marcas criem abordagens mais personalizadas aos clientes individuais. Através das tecnologias, também será possível avaliar as emoções e os comportamentos das pessoas em tempo real. Não obstante, existe uma preocupação com o paradoxo entre as vantagens apresentadas e a questão da privacidade do individuo.
Neste sentido, as empresas devem construir um plano de ação baseado naquilo que pode acontecer nos próximos cinco anos no mundo do marketing digital e ter algum cuidado na adoção de novas tendências.
Consulte o artigo e descubra mais informações relacionadas no nosso blogue https://say-u.pt/blog/.