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Fév 27, 2024

“Portugal Agora” lança 12 propostas

“Portugal Agora” lança 12 propostas para responder a 5 desafios

 

“Portugal Agora” lança 12 propostas para responder a 5 desafios. Plataforma define desafios, à escala nacional, até 2030, e apresenta propostas para os concretizar. Iniciativa tem como base o foco nas aprendizagens como ponto de partida e colocar o capital humano no centro de uma visão para o século XXI.

 

Lisboa, 20 de fevereiro – A plataforma “Portugal Agora” definiu cinco desafios para concretizar em Portugal até 2030, no âmbito da educação e desenvolvimento de competências. Para responder a estes desafios, no seu objetivo de passar da estratégia à ação – lança 12 propostas neste trajeto.

Os desafios e propostas estão desenvolvidas no âmbito do projeto Aprender@PT, lançado no último quadrimestre de 2023, que tem como base o foco nas aprendizagens, como ponto de partida, e não no “sistema de educação”, que deve ser uma consequência.

A iniciativa tem como meta elencar medidas que podem acelerar esta transformação em Portugal e coloquem o capital humano no centro de uma visão para o século XXI, numa agenda a executar em Portugal, pelos setores público, privado e social, com uma perspetiva de cooperação intersectorial.

A plataforma “Portugal Agora”, que ambiciona ter influência e impacto e assenta no pressuposto de pensar o país a médio e longo prazo, recolheu contributos de especialistas nacionais e internacionais nestas matérias, para formar as propostas e construir esta agenda para o futuro.

“Acreditamos que a visão estratégica assente nestes 5 desafios torna mais claro o caminho a seguir para as aprendizagens em Portugal, nos próximos anos. E que as 12 propostas atrás explicitadas serão passos sólidos neste trajeto, com vista a resultados e impactos na capacitação de crianças, jovens e adultos”, diz Carlos Sezões, presidente da plataforma “Portugal Agora”.

“E serão, queremos crer, um estímulo para quem pode implementar – não só o governo, respetivos ministérios e entidades públicas competentes, mas também escolas, universidades, fundações ou autarquias. Num espírito de colaboração e “trabalho de equipa” que devemos promover cada vez mais em Portugal”. Acrescenta.

 

12 propostas para 5 desafios da Educação

 

  1. Focar nos conhecimentos e competências-chave para a criação de valor nas suas atividades profissionais e nos mercados de trabalho do futuro.

Aqui, a proposta é recriar programas de aquisição de competências de aplicabilidade profissional, para indústrias de valor acrescentado, investindo em competências técnicas-profissionais, direcionadas para as funções não substituíveis pela IA e valorizando programas de formação de base ou escalando a requalificação profissional. Depois, a promoção do ensino de competências comportamentais e sociais, universalizando, o ensino e valorização de aprendizagens de soft skills. Com a promoção do ensino de competências digitais e computacionais, desenvolvendo, nos vários estádios educativos, uma visão das novas tecnologias e do seu impacto. Este “pensamento computacional” proporcionará aos mais jovens níveis superiores de raciocínio estratégico e conceptual, capacidade acrescida de resolução de problemas, e consciência dos princípios que, hoje e no futuro, serão a base de funcionamento de praticamente tudo o que nos rodeia.

  1. Desenvolver e escalar metodologias pedagógicas flexíveis, que aproveitem as novas tecnologias e despoletem percursos individualizados e eficazes – e suportem uma melhor aprendizagem ao longo da vida.

Neste desafio, a proposta é a promoção de um modelo de ensino por projetos, assente numa rede nacional de Escolas para escalar esta iniciativa. Depois, há que flexibilizar e individualizar processos de ensino/ aprendizagem, desenvolvendo projetos-piloto educacionais, num formato híbrido (presencial/ à distância) e recorrendo a utilização pedagógica da IA.

  1. Redefinir o papel e competências para o professor, como facilitador das aprendizagens.

Aqui a proposta passa por um programa de valorização do papel de professor, com reformulação do seu perfil de competências, a sua preparação para ambientes de aprendizagem híbridos, utilização pedagógica da IA generativa e flexibilização de modelos, metodologias e horários. Tal pressupõe um upskilling dos docentes de todos graus de ensino com formação tecnológica.

  1. Valorizar o papel das escolas nas aprendizagens e na inovação social, na promoção da cidadania e envolvimento na comunidade.

Neste desafio a proposta é a promoção de um novo contrato de autonomia das escolas, assumindo a generalização da autonomia curricular, do desenho dos projetos e roteiros formativos, possibilitando um maior alinhamento sociocultural com maior capacidade de inovação e um envolvimento da comunidade. A liberdade de escolha da escola por parte das famílias ajudaria a materializar estes modelos.

  1. Acompanhar o ritmo da disrupção tecnológica em curso, criando processos de literacia digital, em renovação constante, para garantir a sua sustentabilidade – bem como o sentido crítico e ético indispensável na evolução destas áreas.

Aqui a proposta assenta na criação de espaços onde os alunos possam experimentar novas tecnologias digitais, com base num conceito de Escola-Empresa- Academia, que se assumem como uma nova geração de laboratórios de inovação. A par, a criação de um Observatório de Tecnologias Emergentes para sinalizar, de modo prospetivo, impactos diversos na empregabilidade para suportar decisões críticas.

 

A propos de Le Portugal maintenant: é um projeto que pretende promover uma visão para o nosso País assente em 3 dimensões (Atratividade, Conhecimento, Empreendedorismo), com o intuito de facilitar a passagem da estratégia à Acão – gerando propostas concretas para políticas públicas ou iniciativas da sociedade civil. O projeto foi construído por um grupo de cidadãos (mais de 350 subscritores, que já constam no website www.portugalagora.com) que se disponibilizaram a promover uma plataforma para a concretização da visão referida. O seu objetivo será consolidar um conjunto de propostas de intervenção que possam ajudar a construir um Portugal Atrativo, um Portugal do Conhecimento e um Portugal Empreendedor e respetiva divulgação e discussão pública – já apresentou as primeiras propostas em 2015 e lançou em junho de 2017 um livro – https://www.wook.pt/livro/portugal-agora-carlos-sezoes/19683490 – que consolida boa parte do trabalho. Informações adicionais: http://www.portugalagora.com/

 

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