Um dos aspetos mais importantes do Marketing de Comunicação é a criação de uma marca. A soma de sensações, sentimentos e perceções que constrói relações, que cria emoções. Uma marca não é aquilo que a empresa define. É o que os les parties prenantes sentem, que dizem que é.
Para lá chegar há trabalho prévio, que começa por distinguir diferenciação e posicionamento. O processo de diferenciação e posicionamento passa por identificar um conjunto de vantagens competitivas diferenciadas sobre as quais construir uma posição original, escolher as vantagens competitivas adequadas e por selecionar uma estratégia de posicionamento.
Em seguida, a empresa deve cumprir a sua promessa comunicando e entregando efetivamente o posicionamento escolhido para o mercado selecionado. Para alcançar uma posição forte no segmento escolhido pela empresa, é preciso primeiro encontrar formas de se destacar. Para tal tem de encontrar as suas vantagens competitivas. Cada empresa deve procurar diferenciar-se e oferecer um conjunto único de benefícios – a sua unique selling proposition. É através dessa diferenciação que a posição correta na mente do público poderá ser alcançada.
A posição que a oferta deve ocupar na mente do público é a resposta que o positionnement deve dar. Não é a posição que idealizamos para o serviço, mas antes o modo como gostaríamos que o público o perceba. Este processo envolve lidar com perceções, impressões e sentimentos assumidos pelo público comparativamente a uma oferta concorrente.
Diferenciação e Posicionamento estão fortemente relacionados entre si. Ao diferenciar a oferta, a empresa pode alcançar a posição que deseja consolidar na mente do público. E aqui chega-se à marca, ao branding. Por definição, é uma prática de marketing na qual uma empresa cria um nome, símbolo e identidade visual único e identificável. Ajuda a identificar um serviço e a distingui-lo de outros semelhantes no mercado.
A marca é importante, não apenas por que causa uma impressão memorável, mas porque permite que se saiba o que esperar da empresa. É a forma de se diferenciar dos concorrentes e esclarecer o que oferece e o que faz melhor. A marca é criada para ser uma representação clara e imediata do que se é enquanto empresa e como se deseja ser percebido.
É através da marca que uma empresa obtém reconhecimento e se torna conhecida; uma marca estabelecida pode aumentar o valor da empresa e tornar-se fator acrescido de investimento; marcas fortes geralmente significam que o público tem uma impressão positiva da empresa e potenciam a confiabilidade gerada pelo reconhecimento. Para os colaboradores, trabalhar para uma marca respeitável e com considerada torna o trabalho mais agradável e gratificante, para além de ser um fator adicional de crescimento profissional e criação de currículo.
Uma marca pensada estrategicamente ajudará a empresa a consolidar a confiança entre os les parties prenantes. As pessoas são mais propensas a fazer negócios com uma empresa com uma imagem credível e profissional. Uma marca bem desenhada e aplicada é a base para dos esforços de Comunicação de Marketing.
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