O futuro dos negócios começa na linha da frente. E a linha da frente é a diversidade. Diversidade de conteúdo e de propósito.
As marcas como propósito crescem duas vezes mais rápido que as outras. E o desafio, e o propósito, para o Marketing, Comunicação e Relações Públicas (RP) é ajudar as organizações a tornarem-se visíveis e relevantes
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Uma organização que tenha um propósito bem definido é fácil de perceber e gerir, uma vez que um propósito comum une e unifica os colaboradores e ajuda-os a perceber a direção e orientação da organização. O propósito é a razão, significativa e duradoura, para uma organização existir que se alinha a performance financeira a longo prazo, fornece um contexto claro para a tomada de decisão final e unifica e motiva os les parties prenantes relevantes.
Pode ser sumarizado em três pontos: o primeiro é ser verdadeiro, estar no local onde estão os produtos e serviços. Em segundo lugar, fazer bem, embebendo o propósito nas marcas. E em terceiro, ser imperdível, estar disponível, ter a certeza que se é acessível.
Neste ponto há ainda do desafio de a sociedade se estar a mexer mais depressa que a publicidade, o que implica, e exige, a necessidade de deixar os estereótipos. Através de marketing inclusivo e de alcance global. A capacidade de colocar estratégias globais de marketing é cada vez mais importante, e ação coletiva, ação que é exigida para construir o papel dos negócios na linha da frente.
Tudo isto implica atenção aos novos formatos de Marketing e Comunicação que estão a surgir para ajudar as marcas e as organizações a adquirir reputação. Há, por exemplo, uma dinâmica na qual as marcas estão a escolher as redes sociais em vez dos anúncios, sendo esta conteúdo moderado por múltiplos humanos para que não haja abusos.
Ao mesmo tempo, criatividade é a palavra-chave. O que significa que o conteúdo não tem de ser perfeito. Tem de ser autêntico, real e corajoso, feito por uma nova geração de criadores de conteúdo que almejam diversificar este conteúdo através da formação e da inovação para alargar e aumentar a audiência.
Este tipo de dinâmica e fenómeno exige uma agência que responde aos diversos desafios colocando o Marketing de Comunicação integrado na linha da frente dos negócios e tem o expertise e savoir-faire para dinamizar o conteúdo com propósito para que uma organização prospere e atinja os seus objetivos.
O que implica um trabalho paralelo e contínuo no âmbito do Marketing, Comunicação e RP de uma organização, revelando, anunciando e promovendo esta mudança, quer dentro quer fora da organização, para que todos os les parties prenantes façam parte, criando uma dinâmica que seja uma motivação, quer para os colaboradores quer para a gestão, para adquirirem e desenvolverem reputação.