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Mar 23, 2017

O outro lado das Redes Sociais

étapes de la réussite

Para além da rápida disseminação de conteúdo, as redes sociais permitem economizar tempo e recursos. Disponibilizam-nos dados estatísticos detalhados e concretos sobre a performance da organização, estimulam o sentido de comunidade, interação, dinamismo e são a grande tendência de comunicação em B2C e, cada vez mais, no segmento B2B.

Contudo, como em todas as histórias, existe o outro lado: redes sociais enquanto meio para afetar negativamente a reputação da organização. Nenhuma empresa ganha com a disseminação rápida e fácil de notícias falsas sobre o seu negócio. Esta situação não é nova. Grandes marcas sempre lutaram contra as histórias pouco verídicas sobre a sua organização por parte dos media.

A questão impõe-se: como impedir que esta situação se desenrole nos new media? Só existe uma solução para a combater, Relações Públicas.

 

  1. Ser transparente

Este é o principal princípio de qualquer profissional de Relações Públicas: optar sempre por dizer a verdade. Esta clarifica e reverte-se em credibilidade.

Com destaque para os profissionais que se encontram à frente de uma grande marca, se surgir informação falaciosa sobre a sua organização nas redes sociais, para além de prestar esclarecimento nestas, deverá avançar com declarações para os meios de comunicação social. Trabalhar a confiança e goodwill em prole de encerrar o assunto.

 

  1. Construir Relações

Para além do nosso público final é necessário trabalhar relações que exerçam um papel intermédio. Estas permitem-nos chegar ao target com mais eficácia.

Desde sempre as relations avec les médias têm sido uma prioridade das Relações Públicas. Com as redes sociais, juntaram-se aos jornalistas, os blogueurs, e a importância dos opinion makers cresceu. Esta crescente de públicos intermediários deve-se, nomeadamente, às facilidades inumeradas no início do artigo, destaque-se, a facilidade de propagação da informação.

Se não existir um trabalho contínuo de respetivas relações, a propagação de notícias falsas ou negativas torna-se maior.

 

  1. Construir uma reputação online

A construção da reputação online de uma empresa está dependente da estratégia que esta definiu. No entanto, ficam aqui algumas dicas que ajudam a construir uma reputação positiva: incentivar às críticas e avaliações honestas nas redes sociais; partilhar conteúdo de interesse dos seguidores; incentivar as interações, nomeadamente comentários; criar alianças com outras empresas para que estas partilhem o conteúdo da sua organização gerando audiência nova e acima de tudo, ser autêntico e criativo.

 

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