Nous avons du courrier

Avr 7, 2025

Say Keywords: O pontapé de saída para o sucesso de negócios

O poder de uma boa keyword 

Les keywords são a peça central de uma estratégia eficaz de SEO e tornam-se uma ferramenta essencial para garantir o sucesso da sua empresa. Contudo, identificar e selecionar keywords de qualidade pode ser uma tarefa exigente. 

 

Então, quais são as melhores formas e ferramentas para encontrar as keywords mais eficazes? 

 

Compreender o que as pessoas estão a pesquisar 

A partir de uma ferramenta de pesquisa de keywords é possível encontrar o que as pessoas estão a pesquisar. Para isso existe uma ferramenta gratuita, disponibilizada pela Google: 

 

  • Keyword Planner 

Através destse software pode-se introduzir um tópico ou palavra e receber, instantaneamente, sugestões para keywords relevantes e respetivos volumes de busca. 

Contudo, para captar estimativas mais completas e, assim, melhorar a sua estratégia de SEO, precisa do apoio de uma segunda ferramenta: 

  • Keywords Explorer 

Esta, com uma utilização acessível e similar à mencionada anteriormente, adensa a pesquisa por keywords pois, para além de lhe dar sugestões, mostra-lhe o volume de pesquisas mensais dessas mesmas keywords. 

De forma geral, um maior volume de pesquisa de uma determinada keyword reflete-se em mais tráfego, mas nem sempre. Por vezes, classificar algumas keywords beneficia muito mais o tráfego do que aquilo que pode imaginar.  

Adicionalmente, é crucial não confiar apenas no volume de pesquisa. Quando analisar o tráfego proveniente da página no topo da classificação, deve também analisar as suas visitas mensais. 

 

Conteúdos de acordo com a intenção de pesquisa 

A intenção de pesquisa, ou seja, o porquê do utilizador estar a procurar determinado tema, é algo a ter em atenção.  Quando escolhemos uma keyword, devemos ter em consideração as seguintes três intenções mais comuns: 

  • Aprender algo; 
  • Encontrar um website específico; 
  • Comprar algo. 

É necessário ter atenção a este ponto. Nem sempre as intenções são óbvias. Para resolver este problema deve pesquisar sobre o tópico em questão e perceber quais são os resultados e, consequentemente, a intenção de pesquisa. 

 

Potencial de negócio 

Se vender um produto ou se se estiver a referir a uma página da categoria, existe potencial de negócio, obviamente. Contudo, para casos menos evidentes deve questionar-se se vende esse produto ou serviço, ou uma variação do mesmo, e se a resposta for positiva, saberá que essa keyword tem potencial de negócio. 

Deve avaliar a dificuldade de classificação de uma keyword antes de decidir se pretende usá-la, pois algumas são mais difíceis de classificar do que outras. A generalidade das ferramentas de SEO tem como medir e comparar a dificuldade de classificação das keywords, como por exemplo a Keyword Difficulty. Softwares como o Keywords Explorer, previamente mencionado, apresenta esse tipo de recurso. 

LETTRE D'INFORMATION

DEMANDES DE RENSEIGNEMENTS

+351 211 926 120
(coût des appels sur le réseau fixe national)
letus@say-u.pt