O poder de uma boa keyword
Les keywords são a peça central de uma estratégia eficaz de SEO e tornam-se uma ferramenta essencial para garantir o sucesso da sua empresa. Contudo, identificar e selecionar keywords de qualidade pode ser uma tarefa exigente.
Então, quais são as melhores formas e ferramentas para encontrar as keywords mais eficazes?
Compreender o que as pessoas estão a pesquisar
A partir de uma ferramenta de pesquisa de keywords é possível encontrar o que as pessoas estão a pesquisar. Para isso existe uma ferramenta gratuita, disponibilizada pela Google:
- Keyword Planner
Através destse software pode-se introduzir um tópico ou palavra e receber, instantaneamente, sugestões para keywords relevantes e respetivos volumes de busca.
Contudo, para captar estimativas mais completas e, assim, melhorar a sua estratégia de SEO, precisa do apoio de uma segunda ferramenta:
- Keywords Explorer
Esta, com uma utilização acessível e similar à mencionada anteriormente, adensa a pesquisa por keywords pois, para além de lhe dar sugestões, mostra-lhe o volume de pesquisas mensais dessas mesmas keywords.
De forma geral, um maior volume de pesquisa de uma determinada keyword reflete-se em mais tráfego, mas nem sempre. Por vezes, classificar algumas keywords beneficia muito mais o tráfego do que aquilo que pode imaginar.
Adicionalmente, é crucial não confiar apenas no volume de pesquisa. Quando analisar o tráfego proveniente da página no topo da classificação, deve também analisar as suas visitas mensais.
Conteúdos de acordo com a intenção de pesquisa
A intenção de pesquisa, ou seja, o porquê do utilizador estar a procurar determinado tema, é algo a ter em atenção. Quando escolhemos uma keyword, devemos ter em consideração as seguintes três intenções mais comuns:
- Aprender algo;
- Encontrar um website específico;
- Comprar algo.
É necessário ter atenção a este ponto. Nem sempre as intenções são óbvias. Para resolver este problema deve pesquisar sobre o tópico em questão e perceber quais são os resultados e, consequentemente, a intenção de pesquisa.
Potencial de negócio
Se vender um produto ou se se estiver a referir a uma página da categoria, existe potencial de negócio, obviamente. Contudo, para casos menos evidentes deve questionar-se se vende esse produto ou serviço, ou uma variação do mesmo, e se a resposta for positiva, saberá que essa keyword tem potencial de negócio.
Deve avaliar a dificuldade de classificação de uma keyword antes de decidir se pretende usá-la, pois algumas são mais difíceis de classificar do que outras. A generalidade das ferramentas de SEO tem como medir e comparar a dificuldade de classificação das keywords, como por exemplo a Keyword Difficulty. Softwares como o Keywords Explorer, previamente mencionado, apresenta esse tipo de recurso.