A Segurança Cibernética tem como objetivo fazer face a uma ameaça moderna que está presente na vida de todos.
Os dados, finanças e memórias das pessoas nunca estarão a salvo de ameaças cibernéticas.
Um exemplo recente de Comunicação Pública foi a criação de uma experiência social que chamasse a atenção da generalidade do público para o tema da segurança cibernética. Além disso, forneceria resultados valiosos e mensuráveis que poderiam ser compartilhados com os media de forma a ampliar a mensagem, enquadrando a ação no acesso e disponibilização de informação de interesse público/coletivo.
A ação foi promovida por uma associação sem fins lucrativos de profissionais de TI globais, que fornece informação, programas educacionais, certificações e eventos de networking, enquanto advoga a indústria – um exemplo de organização da sociedade civil. A sua reputação estava bem estabelecida no cenário profissional, mas havia aqui uma preocupação de alcançar as pessoas, nomeadamente trabalhadores, tinham pouco ou nenhum conhecimento de TI.
Os seus objetivos passavam por abordar um público novo e menos experiente em tecnologia, reivindicando, em simultâneo, credibilidade numa área vital. A campanha, desenvolvida por professionnels, foi a criação de um programa para o Mês Nacional de Consciencialização sobre Segurança Cibernética. O projeto centrou-se numa experiência social, testando práticas de segurança no local de trabalho.
Foram distribuídos, de forma aleatória, 200 pen drives – com informação dirigida – em espaços públicos em quatro grandes cidades dos EUA, possibilitando o rastreio de quantas foram conectadas por utilizadores de computador e onde o fizeram. A disposição para inserir dispositivos desconhecidos nas redes do local de trabalho que poderiam conter softwares maliciosos foi alarmante, mesmo tratando-se de não profissionais.
Os resultados da experiência foram partilhados com a comunicação social e complementados com uma pesquisa sobre hábitos de segurança de TI. Tudo isso foi calendarizado durante o Mês Nacional de Conscientização sobre Segurança Cibernética, que deu ainda maior visibilidade à campanha, que enfatizando ainda mais a importância da formação em segurança cibernética, não só dos colaboradores das empresas, mas da sociedade em geral.
Esta campanha – única e valiosa na sua vertente de Comunicação Pública – , não só ajudou a não só a organização promotora, mas também chamou a atenção para uma ameaça constante e permanente, dando informação e poder aos cidadãos.