Situações de Crise: 3 Novos Cenários
O desenvolvimento das novas tecnologias, nomeadamente das redes sociais, trouxe inúmeras oportunidades em termos de comunicação. Contudo, também fez com que surgissem novos potenciais focos de situações de crise. Aqui ficam três exemplos:
- No Twitter é bastante comum surgirem rumores sem qualquer fundamento. Este tipo de comunicações podem tornar-se rapidamente virais e originar uma situação de crise que coloque em causa a reputação da organização em causa.
- O roubo e má utilização de informação privada e sensível presente nestas redes é hoje uma das potenciais situações de crise para as quais se deve preparar uma organização. Embora não seja possível proteger totalmente a sua marca contra este tipo de situações, é extremamente importante que uma empresa saiba preparar os seus colaboradores de forma preventiva e, paralelamente, pense no que fazer caso seja vítima de uma situação deste género.
- Uma marca encontra-se envolvida numa situação de crise relacionada com temáticas sensíveis, como o assédio sexual ou questão relacionadas com a igualdade de género. Neste tipo de situações, é extremamente importante saber perfeitamente que mensagem pretende transmitir. Atualmente, nada do que é escrito ou dito pode ser apagado. Um statement mal redigido ou uma publicação numa rede social menos ponderada pode resultar em danos irreparáveis para a reputação de uma empresa.
Em comunicação, e sobretudo quando estamos a falar da sua vertente digital, temos de medir com enorme exatidão o que vamos dizer e a forma como o vamos fazer.