Social Media nas Relações Públicas
Já sabemos o quão importantes são os social media nos dias de hoje. Seja para partilhar uma fotografia, conversar com um amigo ou até para procurar novas oportunidades de emprego. Desvendando um novo paradigma de contacto, os social media são “cool”, dinãmicos e permitem novos modos de expressão e conversação. Mas qual será o seu impacto nas empresas e, principalmente, nas relações públicas? Podemos já afirmar que estão a ter realmente impacto na forma como as relações públicas se estão a aperfeiçoar? A resposta é afirmativa. Estamos a caminhar para um novo conjunto de transformações que levam as empresas a tornarem-se “melhores amigas” dos social media e pensar de forma mais inteligente ao incorporarem a tecnologia nas suas estratégias.
Apesar dos posts nos social media se basearem em emojis, em hashtags e pontuação excessiva (que, digamos, ajudam a facilitar a comunicação e a torná-la mais expressiva e “bem entendida”), são as RP que otimizam a estratégia de uma empresa e a ajudam a posicionar-se no sítio certo e perante os melhores stakeholders. Mas será que faz sentido os social media e as relações públicas atuarem em separado? A resposta é negativa.
Imediatividade
A interação acelerou o passo. Se antes havia tempo para encontros presenciais entre jornalistas e RP, o tempo é agora mais reduzido para a generalidade de temas e interlocutores. E onde é que entram os social media? Eles tornam-se os verdadeiros aliados dos RP, ao facilitarem um contacto mais rápido e direto com os jornalistas. E o melhor disto tudo é que os próprios jornalistas agradecem este tipo de contacto e aproveitam o meio para serem eles próprios a contactar posteriomente com os peofissionais de RP.
Função
Já lá vai o tempo em que as RP se cofinavam a escrever e a enviar Press Releases e a manter as relações com os media tradicionais. As RP têm uma nova função e, consequentemente, maior importância. Estas ajudam a construir a voz das organizações online, através do tipo de conteúdos que são publicados, e são responsáveis por gerir e proteger a sua reputação. Promoção, publicação, monitorização online, engagement e medição pertencem agora à família das RP. O kit de ferramentas disponíveis está a crescer.
Publicação de conteúdos
Publicar e partilhar conteúdos não é tão banal como possa parecer – e as RP que o digam. Partilhar e fazer um retweet de uma publicação no Twitter ou publicar comentários originais no Facebook completam agora o universo das RP e oferecem-lhe um caráter mais digital. As RP do presente já não estão apenas focadas em escoar informação e notícias para as audiências; estão também preocupadas em gerar novas conversações. Os social media tornaram-se uma parte integrada na estratégia de marketing mix e as RP estão a dar o seu melhor para tirarem partido disso. Check-mate.