Trabalhar a Comunicação Institucional
Um dos principais desafios do ambiente organizacional é trabalhar a Comunicação Institucional, comunicar com os diferentes les parties prenantes, desenvolvendo estratégias que alinhem a cultura ao discurso da empresa e direcionando as mensagens para a construção da identidade e imagem de forma integrada.
A isto se chama comunicação institucional e que se pode dividir essencialmente em três tipos – a comunicação interna, a comunicação externa e a comunicação organizacional integrada – e que começa por definir os objetivos, valores, missão e visão de futuro da empresa e planear e implementar ações para todos os les parties prenantes.
Para se trabalhar a comunicação institucional são necessários profissionais, ou agências especializadas em marketing de comunicação, capazes de manter uma boa comunicação com clientes, colaboradores, prestadores de serviço ou outras instituições e dotadas de ferramentas que fazem coincidir e exprimem a comunicação das empresas de forma institucional com os les parties prenantes. São exemplos de ferramentas as relações públicas, a assessora de imprensa, a publicidade institucional ou a imagem e identidade corporativa.
Já a comunicação interna tem como objetivo possibilitar uma maior interação entre a instituição e seus colaboradores, sendo uma ferramenta estratégica para a compatibilização dos interesses destes, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação a todos os níveis. Tem atenção ainda ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaborares e a um relacionamento ético e responsável com instituições que representam os seus interesses.
A comunicação externa é responsável pela elaboração e execução de ações com os públicos que não estão na organização, mas que se relacionam com esta, e deve salientar a clareza de propósito e eficiência na mensagem definida pela empresa. A responsabilidade do bom relacionamento com o público externo cabe a todos os colaboradores da empresa, e é necessário que esteja familiarizado com as diretrizes e atividades da organização.
A comunicação institucional direciona suas mensagens para construção da identidade e imagem de uma organização perante os diferentes públicos e atua de forma integrada com outras áreas para elaboração de projetos de comunicação.
De modo resumido, a comunicação institucional tem como objetivo reforçar a missão, visão e valores da empresa. E vai para além do público externo e do objetivo de aumentar as vendas.
Conte com a SayU para elaborar, desenvolver e implementar os diferentes projetos de comunicação que garantem a construção de uma identidade, imagem e perceção da sua organização e marca. O crescimento do seu negócio é uma consequência de uma boa estratégia de comunicação institucional.