A importância das Relações Públicas como função social e organizacional justifica-se pela necessidade das organizações em estabelecerem relações ou trocas. Não importa se com outras organizações, outros grupos ou outros indivíduos. Só através deste contacto planeado e preparado com os outros é que a organização poderá cumprir a sua missão e atingir os seus objetivos. Um profissional de Relações Públicas bem-sucedido facilita esses processos, por isso é sugerida a leitura das três dicas para se tornar um RP de sucesso, seguintes.
A vida das organizações (e dos indivíduos) é repleta de negociação e comprometimento. A comunicação é o canal desses processos. Por meio da comunicação, os grupos podem compartilhar e perseguir interesses e objetivos comuns. Consequentemente, sem esta não há colaboração e/ou competição. Esse papel de fazer uso da negociação e do compromisso é onde um profissional de Relações Públicas pode deixar a sua marca.
O Que Faz Um Especialista em Relações Públicas?
Existem várias dicas para se tornar um profissional de Relações Públicas de sucesso. Destacamos três:
Comunicação: Um profissional de Relações Públicas precisa de ter fortes habilidades de comunicação. Têm que saber o que dizer, como se expressar. Além de poder controlar as suas emoções. Porque, nas relações interpessoais, temos apenas metade do controle.
Interação: A carreira de Relações Públicas envolve interação constante com pessoas diferentes. Por isso, conhecer os costumes e as formas de interação dos diferentes segmentos de pessoas ajuda a construir bons relacionamentos. Por exemplo, a abordagem a um cliente português é diferente da abordagem a um cliente japonês: são culturas e contextos diferentes que têm de ser tratados de forma diferente. Aprenda a interagir e a comunicar com pessoas de diferentes origens.
Storytelling: Storytelling é uma tendência que ganha cada vez mais força. Saber contar histórias em media digital será um dos tipos de interação mais relevantes nos próximos 5 anos.
Quer as organizações dependam da sua própria equipa de comunicação e marketing, ou optem por contratar uma empresa terceirizada na área de Relações Públicas para resolver questões internas e externas, os desafios das RP estão na vanguarda do relacionamento com o mercado. De uma forma ou de outra, os profissionais envolvidos terão a missão de melhorar a imagem dos seus clientes perante a media e o público.
Perante estas três dicas para se tornar um RP de sucesso, explore as Relações Públicas avec nous.