Três dimensões para comunicar a sustentabilidade
No que diz respeito à sustentabilidade e responsabilidade social, o trabalho dos departamentos de comunicação e marketing ou das agências de marketing de comunicação passa por investir na comunicação estratégica destes conceitos. A sua publicação e divulgação tem de ter em atenção os diferentes públicos das empresas, destacando objetivos claros e utilizando os canais adequados para que esta seja de total transparência.
Três dimensões para comunicar sustentabilidade: Informação, Mudança e Processo. Comunicação da sustentabilidade, para a mudança e através de um processo que procure ser o mais sustentável possível ao equilibrar os pilares económico, social e ambiental em todas as suas ações.
A informação é a dimensão de comunicação da sustentabilidade, face a uma crescente exigência da sociedade no envolvimento da empresa na solução de problemas sociais à sua volta. O que é que a empresa tem feito nesse âmbito? E você, como profissional? A comunicação da sustentabilidade deve ser feita no gerúndio de forma a enfatizar que é um processo contínuo e comunicar o que, de fato, está a ser realizado.
Na comunicação para a sustentabilidade, informando corretamente as ações, atitudes e posturas sustentáveis, as empresas podem ser agentes de mudança dada a sua capacidade, dependendo da sua dimensão, setor e consequente poder de influência, de impulsionar transformações individuais. Aqui a empresa tem de retirar o foco de si própria e estimular os demais les parties prenantes para ajudar a construir uma realidade mais sustentável como um todo. É necessário dialogar, adotar meios e mensagens, tempo e ritmo para cada um.
O processo de comunicar temas relacionados com a sustentabilidade e provocar mudanças disseminando boas práticas e uma educação sobre o tema pode ser rentável e socialmente justo. Não seria possível trabalhar comunicação da e para a sustentabilidade com, por exemplo, um processo que gerasse desperdício ou alimentasse algum tipo de preconceito. A comunicação tem de dar o exemplo para os demais colegas, parceiros e clientes. O processo de comunicação, no âmbito do desenvolvimento sustentável, é uma mais valia para a empresa, uma vez que aumenta a motivação interna e desperta atenção externa. E ninguém poderá comentar que as regras da comunicação são “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”!