A sustentabilidade no Turismo está em destaque no “What’s Next – Innovating Tourism”. Organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, o evento conta com um painel dedicado ao tema em palco próprio na BTL e um debate sobre ideias que mudam o mundo.
Lisboa, 15 de março de 2022 – As respostas para as soluções de sustentabilidade num planeta em mobilidade são o tema em destaque a 18 de março durante o “What’s Next – Innovating Tourism”. O evento, de 16 a 18 de março, organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo traz a inovação para o primeiro plano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022.
Neste painel sobre Sustentabilidade, de salientar temas como o papel das empresas na sociedade, a mobilidade ou o financiamento sustentável no Turismo. Todos estes são temas críticos para este setor estratégico da economia portuguesa e são vários os especialistas de referência que os vão debater no “What’s Next – Innovating Tourism”.
18 de março, 14h30-16h30: Sustentabilidade
- THE FUTURE OF SUSTAINABILITY RELIES ONTOURSIMS- Juliet Kinsman, Editora de Sustentabilidade Condé Nast
- THE JOURNEY – Luis Araújo, Presidente Turismo de Portugal
- SUSTENTABILIDADE E O PAPEL DAS EMPRESAS NA SOCIEDADE – Margarida Couto, CEO Vda | GRACE
- SUSTENTABILIDADE HUMANA, UMA NOVA DIMENSÃO – Ricardo Leitão, Professor Auxiliar Convidado e Diretor Executivo Nova Medical School
- FINANCIAMENTO SUSTENTÁVEL NO TURISMO – Paulo Rodrigues Brito, Diretor Coordenador – Gerente Sénior Banco BPI
- LIDERAR A MUDANÇA NA MOBILIDADE – Pedro Mourisca, CEO Via Verde
- CLEAN & SAFE: DO PASSADO AO FUTURO – Leonor Picão, Diretora Coordenadora Turismo de Portugal
- LANÇAMENTO DE CAMPANHA TERMAS DE PORTUGAL – ESCAPADINHA – Vítor Leal, Presidente Termas de Portugal
Ao mesmo tempo e a partir do palco “BTL Labs”, dedicado à inovação, dezenas de startups vão apresentar as suas propostas para o Turismo durante o “What’s Next – Innovating Tourism”. Através da Plataforma Talk2me, os visitantes da BTL – o maior evento de Turismo realizado em Portugal – terão ainda a oportunidade de conversar com todas as startups presentes neste espaço de debate e troca de experiências de temas-chave para o setor.
A par com a agenda na FIL, em Lisboa, o “What’s Next – Innovating Tourism” conta com um conjunto de sessões, a decorrer fora da BTL, que trazem a visão de líderes de outras áreas da sociedade e da economia para o setor do turismo. A primeira sessão, a 14 de março, foi dedicada à sustentabilidade.
O dia 15 será dedicado à Revolução Digital com as intervenções de Inês Drummond Borges, CTO da Soane Sierra e António Câmara, Chairman do YGroup . No dia 17 será a vez de Germano de Sousa, Médico, Professor e Gestor na área da saúde e Maria de Belém Roseira, ex-Ministra da Saúde, debaterem o impacto da saúde no turismo.
Este ciclo de sessões fecha, a 18 de março, com uma discussão sobre ideias que mudam o mundo, a cargo de Juliet Kinsman, Travel & Eco Tips Condé Nast, e Joana Vasconcelos, Artista Plástica. A sessão decorre entre as 19h00 e as 20h00 e será disponibilizada no canal de YouTube do NEST.
O século da sustentabilidade
A sustentabilidade esteve também em antecipação à BTL, na primeira das sessões do ciclo, a 14 de março, com Tiago Pitta e Cunha, CEO da Fundação Oceano Azul e Prémio Pessoa 2021, e João Wengrovius Meneses, Secretário-geral do Business Council for Sustainable Development.
Tiago Pitta e Cunha abordou a Natureza como capital e economia do futuro, considerando que o paradigma está a mudar de forma lenta mas com uma adesão recorrente à agenda do desenvolvimento sustentável.
O CEO da Fundação Oceano Azul apontou que o século XXI terá como marca a Revolução Ambiental e será o século da sustentabilidade ambiental e alertou ainda para a delapidação do capital natural, que deverá ser inserido na riqueza das nações, lembrando a biodiversidade marinha e terrestre de Portugal e a gestão dos ecossistemas e conservação da natureza como mais valia turística.
Também João Wengrovius Meneses considerou que qualquer oferta turística deveria apresentar Portugal como destino sustentável e deu como exemplo a Costa Rica como pioneira em transformar o Turismo sustentável num negócio de sucesso.
O Secretário-geral do Business Council for Sustainable Development salientou que tal implica eficiência energética, hídrica e de gestão de resíduos e uma diferenciação do Turismo com maior propósito. O especialista considera a transformação ambiental e sustentável um imperativo para as organizações, incluindo as do setor do Turismo, que terão de evoluir de as melhores do mundo para as melhores para o mundo.
Toda a informação sobre o evento está disponível em https://www.whatsnexttourism.pt/
“What’s Next – Innovating Tourism” é organizado pelo The Next Big Idea, plataforma de inovação, e conta com a SIC e o Expresso como parceiros de médias.
A BTL 2022 aposta em novos setores, como a inovação, cultura, enoturismo e turismo de natureza, mas dá também continuidade a áreas como o BTL LAB.
O BTL LAB, a cargo do NEST – Centro de Inovação do Turismo de Portugal, é um espaço dedicado à divulgação de empresas que atuam no setor da inovação no turismo. Além de mostra de startups, o LAB é um importante palco de debate, tendências e troca de experiências sob o tema da inovação e da tecnologia.
A sua dinamização assenta em iniciativas complementares com o objetivo de pensar, debater e aplicar o futuro do turismo, uma indústria que procura o ressurgimento numa readaptação pós-pandémica e que, no caso português, corresponde a quase 20% do PIB.
Sobre o NEST:
Associação Privada sem Fins Lucrativos, fundada a 18 de fevereiro de 2019 por oito entidades – Turismo de Portugal, ANA Aeroportos, Brisa Via Verde, Google, Microsoft, Millennium BCP, NOS e BPI. Tem como pilares estratégicos a inovação cultural, o conhecimento digital e projetos piloto para o setor.
Sobre a BTL:
Promovida pela Fundação AIP, a 33ª edição da BTL – de 16 a 20 de março – pretende reforçar o seu estatuto de maior evento de turismo realizado em Portugal, contribuindo de forma decisiva para a retoma deste importante sector da economia portuguesa. Junta num só espaço mais de 1.400 expositores e mais de 70.000 visitantes, dos quais 35.000 são profissionais.