VUCAH, o ambiente Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo e Hiperconectado
A pandemia afeta as empresas e organizações de diferentes formas. Para algumas é uma mudança que fez pouca diferença, mas houve outras que estavam pouco preparadas para uma transformação que se nota sobretudo na mudança do ecossistema, sobretudo o digital e negócio online.
Mas seja qual for a preparação e a forma de lidar com a transformação, as organizações perduram se tiverem capacidade para antecipar e preparar boas respostas, de arriscar de forma segura, olhar para o mercado, ver aquilo que está a passar e remar, um pouco, para o lado contrário da maioria. Se mantiverem, no mercado, uma marca capaz de diferenciar e de fidelizar.
Para construir esta marca é preciso investir numa estratégia de comunicação. Não uma comunicação que assuma que sabe o que os clientes querem – 69% dos consumidores dizem que aquilo que as marcas comunicam é irrelevante porque as marcas continuam muito focadas na venda. Exige-se uma estratégia que conte uma história permanente, uma história que envolva a marca e os produtos ou serviços da organização.
Não há uma há uma fórmula mágica para saber o que deve uma organização fazer ou que caminho seguir. O mais importante é pensar e construir a identidade de uma marca ao longo do tempo.
E o ambiente Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo e Hiperconectado (VUCAH) –VUCAH é um acrónimo das palavras inglesas Volatility, Uncertainty, Complexity Ambiguity e Hpyperconectivity – requer o campo de visão aberto para fazer as estratégias empresariais que construam essa identidade.
O ambiente VUCAH exige sobretudo uma comunicação de marca e não de produtos ou serviços. Criar uma marca, uma identidade e que toda a oferta da empresa tenha uma certa ligação à identidade dessa marca. Pelos nomes dos produtos ou serviços, pelas histórias que se criem em torno destes, construindo uma narrativa em torno da marca.
Uma estratégia que esteja sobretudo centrada na marca, na história e identidade, na realidade da empresa. Uma estratégia com quem sabe quanto vale e melhor sabe tratar a comunicação.