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Set 2, 2015

Gerir a reputação e a influência da empresa

reputação

O marketing e as relações públicas desempenham um papel importante na gestão da reputação de uma organização, mas quando se trata de responder a uma ameaça séria esta tem de usar outros meios para divulgar mensagens positivas sobre a sua atividade. Regra geral, quando uma fonte credível fala pela organização esta pode potenciar a sua reputação mais eficazmente que a sua própria equipa de marketing o poderia fazer. Alavancar o apoio já existente na comunidade – através de blogues e plataformas interativas, por exemplo – é um dos métodos que pode ser utilizado. Outro consiste em conseguir veicular as mensagens da organização através de opinion makers reconhecidos. Parcerias entre a organização e ONGs podem ser importantes não só por causa da sua credibilidade, mas também porque podem ajudar a criar uma rede de contactos e reconhecimento que ajudem a organização a contar o seu lado da história.

Uma organização preocupada com o que encare ser uma imagem negativa nos órgãos de comunicação social pode apontar a líderes de opinião com factos que ajudem a clarificar a questão e apresentar informação que sustente a sua visão. Um plano de comunicação mais amplo e aprofundado pode ser divulgado junto do público em geral. Esta abordagem pode ser eficiente, mas existem formas menos óbvias de gerar impacto: influenciar bloggers específicos, utilizar blogues corporativos para iniciar um diálogo com os clientes ou contactar públicos definidos através de fóruns e plataformas de discussão profissionais.

Neste ambiente mais complexo da estratégia de influência, não existe um tipo de abordagem único que resulte em todas as situações em constante mutação. As empresas necessitam de iniciar um esforço multidisciplinar que possa rapidamente identificar problemáticas relacionadas com a reputação e entregar respostas estratégicas e operacionais. Um objetivo que necessita do contributo de departamentos e profissionais distintos no interior da organização, a atuar com uma meta comum.

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