u’ve got mail

Abr 13, 2023

GO>360 – PR4STARTUPS: “Comunicar no ecossistema Empreendedor”

startup

GO>360 – PR4STARTUPS | Comunicar no ecossistema empreendedor

 

A realidade distinta de comunicar numa startup no ecossistema empreendedor

 

Implementar uma estratégia de marketing para uma startup no ecossistema empreendedor, é algo muito distinto de uma organização ou projeto já estabelecido no mercado. Para começar, uma startup não dispõe de reconhecimento que facilite a primeira interação, os recursos são geralmente limitados e muitas vezes encontramo-nos a lidar com os clientes unicamente num contexto digital. Todos estes fatores tornam a comunicação idealizada para este tipo de contexto num desafio, mas a possibilidade de aprender com a experiência de outras startups no mercado e as soluções que implementaram pode tornar determinados obstáculos mais fáceis de ultrapassar.

Mesmo que tenhamos um projeto perfeitamente inovador, vamos depararmo-nos com outras organizações a competir pelo mesmo espaço e atenção. Cabe-nos conseguir convencer o público que somos a escolha preferencial face a um sem-número de outras possibilidades disponíveis.

O aumento da popularidade do jornalismo digital e do social media deu origem a um influxo de opões de marketing em contexto digital, como complemento a possibilidades de marketing tradicionais que existem há décadas. Para os responsáveis por startups a miríade de opões de marketing pode ser esmagadora e confusa. GO>360 – PR4STARTUPS

 

Os desafios para um novo projeto

Os desafios do marketing não se encontram limitados a encontrar a melhor estratégia de marketing. Até mesmo as melhores estratégias de marketing podem falhar, caso nos desconcentremos devido a outras obrigações ou oportunidades.

As startups começam, geralmente, a operar com recursos limitados e até mesmo as startups com um elevado nível de investimento possuem investidores a quem têm de dar satisfações relativamente a cada gasto. O problema é que os fundadores e gestores de startups percecionam este facto como uma desvantagem no que respeita à implementação de uma estratégia de marketing viável.

Quando a eficácia potencial de um produto ou serviço ainda não foi estabelecida, a força da sua equipa de gestão e a credibilidade da narrativa contribuem em larga medida para conquistar a confiança do mercado. Se é claro que a reputação é fundamental para o desenvolvimento destas empresas, também é pertinente advogar que a aposta na gestão estratégica da comunicação é o ingrediente fundamental para construir a confiança de forma eficaz e duradoura no tempo. De igual modo, a conquista de um posicionamento top-of-mind no público e a permanente gestão do interesse mediático tornam-se fatores fundamentais para uma história com final feliz.

Seja a lidar com investidores, futuros parceiros, prospects, jornalistas ou prescritores, espera-se que estas empresas emergentes sonhem alto e se apresentem com uma voz pública totalmente formada, confiante e, principalmente, carismática.

 

Contar uma história de empreendedorismo num ecossistema empreendedor

Se uma startup é uma visão diferenciadora que procura explorar uma oportunidade de negócio numa área inovadora (ou desaproveitada), então a sua comunicação tem de ser mais do que descrever um produto ou serviço. Trata-se, acima de tudo, de apontar um propósito – demonstrando o potencial exponencial de soluções para problemas ainda sem resposta e da capacidade para cativar os stakeholders. Um percurso que se faz de enfrentar necessidades inesperadas e adquirir novas competências, seja discursar em público ou lidar com os media, entre tantas outras.

Mais do que um pré-requisito, a Comunicação é essencial para as empresas que pretendam conquistar destaque e reconhecimento num mercado cada vez mais competitivo e voraz. Qualquer boa ideia passa pela transformação de ser apenas um projeto teórico para algo concreto que será alvo de avaliação dos públicos. Este contacto e a relação que se pretende criar implicam contar uma estória que permita criar uma ligação efetiva e afetiva.

 

Fique a par deste tema no nosso E-book “COMM4STARTUPS: Comunicar numa nova realidade”.

Caso queira conhecer a nossa oferta de serviços de comunicação para Startups, queira consultar a nossa GO>360 – PR4STARTUPS.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt