Atualmente, existe vários debates entre os admiradores da publicidade e os fãs do inbound marketing sobre a eficácia de cada uma destas estratégias. Os anúncios permitem que as empresas tornem os produtos e serviços visíveis perante milhares de pessoas a um baixo custo, sem ter de recorrer a outros recursos.
No entanto, o inbound marketing defende que a criação de conteúdos relevantes para quem segue a marca é uma vertente interessante e cativante que leva a que a empresa se torne numa autoridade no seu nicho de mercado.
Existem várias organizações que apostaram na produção de conteúdos com texto (artigos e tutoriais) e vídeos (aulas, webinars, palestras) e que as tornaram especialistas em marketing de conteúdos, sem que de alguma forma tenham publicitado essa característica profissional.
Hoje em dia torna-se fundamental marcas como a McDonald’s e Redbull adotarem estratégias de conteúdo devido à criação de contatos e interesse potenciados pelas mesmas.
O “content marketing” passa hoje essencialmente pelas redes sociais, motores de busca e pela internet. Em Portugal as empresas só agora é que estão a abrir portas para esta realidade, apostando num novo instrumento de comunicação, atração e fidelização dos seus consumidores.
Esta ferramenta é importante devido à perceção que cria junto do seu público. O marketing de conteúdo é criado com base num objetivo e, dependendo desse alvo inicial, a empresa terá que adaptar o seu discurso e o tipo de conteúdo que pretende criar mediante a estratégia a seguir.