u’ve got mail

Dez 19, 2023

Inductiva fecha ronda de investimento de 2,25M€ para ajudar engenheiros e cientistas

Porto, dezembro de 2023 – A Inductiva, startup portuguesa que está a desenvolver a plataforma computacional que ajuda Empresas e Laboratórios Científicos a simular, prever e otimizar processos físicos em vários domínios da ciência e da engenharia, fechou uma ronda de investimento seed de 2,25 milhões de euros.

Esta injeção de capital representa um marco importante para a Inductiva, startup fundada em 2021, e traduz a forte confiança dos investidores na sua visão e potencial de mercado, que se espera que cresça a nível global, à medida que cada vez mais indústrias adotem métodos computacionais em larga escala nos seus processos de Transformação Digital.

Esta ronda seed foi liderada pela Iberis Capital, empresa portuguesa de private equity e venture capital reconhecida por apoiar projetos tecnológicos transformadores. A Iberis Capital foi acompanhada por outros investidores que se destacam no mercado nacional, incluindo a Shilling, a principal VC portuguesa em rondas early-stage e 6 angel investors – Maria João Souto, João Penedones, Terry Huang, Ryan MacDonald, Ralf Herbrich e João Barros – líderes em diferentes áreas da investigação, empreendedorismo e big techs como a Microsoft, Google, Zalando, Amazon, entre outras.

“Estamos entusiasmados em partilhar a notícia do fecho da nossa ronda seed de 2,25 milhões de euros”, afirma Luís Sarmento, CEO da Inductiva. “Esta ronda de financiamento evidencia o empenho de toda a nossa equipa em abordar o que acreditamos ser um problema chave que tem ficado esquecido: a necessidade de uma infraestrutura moderna e ágil para realizar simulações físicas em larga escala em combinação com técnicas de IA destinada a diversos domínios científicos e industriais. A Inductiva fornece uma API em Python que permite executar simulações em escala on-premise e na cloud com o máximo de simplicidade. Com esta ronda de investimento, estamos em condições de ir mais longe no processo de inovação, alargando a nossa oferta de funcionalidades computacionais para engenheiros e cientistas e expandindo a nossa base de clientes entre startups, laboratórios científicos e grandes empresas industriais”.

Luís Quaresma, partner da Iberis Capital, expressou também o seu entusiasmo em “apoiar a Inductiva na sua jornada para redefinir a indústria de simulação e IA”. “Desde o início que ficámos impressionados com a abordagem única, a equipa excepcional e a visão da Inductiva”, afirma. Este investimento ocorre num momento em que indústrias como a farmacêutica, o design de novos materiais, as energias renováveis – entre outras linhas de ação globais orientadas para a mitigação das alterações climáticas – recorrem cada vez mais a ferramentas de simulação. “Acreditamos firmemente no potencial da plataforma computacional da Inductiva para revolucionar o cenário de simulação e acelerar o processo de transformação digital de várias indústrias. Claramente, a Inductiva está a fornecer uma plataforma computacional para as organizações levarem rapidamente soluções inovadoras para o mercado”, sublinha o partner da Iberis.

Com o fecho bem-sucedido da ronda seed, a Inductiva está preparada para entrar na próxima fase de expansão, com o objetivo de ser a líder global no setor de IA e Simulação.

O que torna a Inductiva Research Labs única no cenário de deep tech?
● Os fundadores e a equipa: Luís Sarmento, Hugo Penedones e Clara Gonçalves, os três alumni da Universidade do Porto (Faculdade de Engenharia e Faculdade de Ciências, respetivamente), têm mais de duas décadas de experiência no desenvolvimento de tecnologia e gestão de inovação em organizações globais como Amazon, Google, Microsoft, DeepMind, Universidade do Porto e Fraunhofer Institute.
● A missão: democratizar a próxima etapa de avanços científicos e tecnológicos, proporcionando acesso a uma plataforma computacional fácil de usar e acessível que permita a cientistas, engenheiros e empresas simular, prever e otimizar “All Things in Nature”.

Sobre a Inductiva Research Labs:
A Inductiva é uma startup, fundada em janeiro de 2021, sediada em Portugal, cuja principal missão é democratizar o acesso a ferramentas de simulação em larga escala em vários domínios científicos, incluindo dinâmica de fluidos, dinâmica molecular, mecânica estrutural, sistemas quânticos, entre outros. A Inductiva fornece uma API Python, fácil de usar e sem pré-configuração, para realizar simulações suportadas por ferramentas de código aberto, tanto localmente como na cloud. Ao remover barreiras técnicas inerentes às atuais ferramentas computacionais, a Inductiva permite que os cientistas, os engenheiros e as empresas acelerem o desenvolvimento de soluções eficientes em várias áreas industrias. Dentro do ecossistema de inovação ligado à Universidade do Porto, destaque para a atribuição da chancela spin-off da FEUP à Inductiva, muito recentemente.

Sobre a Iberis Capital:
A Iberis Capital é uma das principais gestoras de private equity e venture capital em Portugal. Fundada em 2017 por quatro sócios com uma visão partilhada das oportunidades de impacto na economia portuguesa, a empresa investe em diferentes categorias: inovação e crescimento – que concentra a maior parte dos Ativos sob Gestão (AuM) e inclui tanto empresas early stage como empresas estabelecidas – e investimentos com rentabilidade estável. A Iberis Capital gere +430M€ e consta com uma base diversificada de +1000 investidores.

Para obter mais informações, visite www.inductiva.ai ou siga-nos no LinkedIn.
Contacto de Media | Inductiva: Clara Gonçalves / press@inductiva.ai / +351 91 2195236

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting