O “What’s Next – Innovating Tourism”, organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, junta mais de uma centena de nomes para partilhar as melhores ideias e práticas no Turismo. Mais de 50 startups apresentam soluções e líderes de outras áreas trazem a sua visão à Bolsa de Turismo para aquele que é um dos setores estratégicos da economia portuguesa.
Lisboa, 8 de março de 2022 – A sustentabilidade, o futuro do trabalho e a digitalização do setor discutem-se na Bolsa de Turismo de Lisboa 2022 (BTL) e, pela primeira vez, a inovação ganha um palco próprio na BTL, com o evento “What’s Next – Innovating Tourism”.
Este será um espaço de debate e troca de experiências de temas-chaves para o setor. De 16 e 18 de março, em Lisboa, mais de 100 nomes de referência irão debater por onde passa o futuro do Turismo e partilhar as melhores ideias e práticas.
Organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, o evento conta com a apresentação das soluções desenvolvidas por mais de 50 startups e traz ao palco da FIL os principais líderes do setor.
O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e o diretor-executivo do NEST, Roberto Antunes, serão os anfitriões das sessões de abertura na BTL ao longo dos três dias.
Os temas em destaque naquele que é o maior evento de Turismo realizado em Portugal são:
16 de março: A revolução é digital
- WOW – World of Wine por Adrian Bridge, Fladgate Partnership
- A era da biometria por Aaron Beeson, ANA
- O poder do Analytics nas Cidades por José Maria Garrett, NOS
17 de março: A transformação está nas mãos das pessoas
- Diversidade, Ética e Visão: a Liderança transformadora por Chitra Stern, United Lisbon Education Hub
- A atração de talento por José Paiva, Landing Jobs
- As Competências digitais a melhorar a autonomia no trabalho por António Neves, Google
18 de março: Pessoas, ambiente e valores, tudo converge no turismo
- The future of Sustainability relies on Tourism por Juliet Kinsman, Condé Nast
- Sustentabilidade Humana, uma nova dimensão por Ricardo Leitão, NEST HaT: Health and Tourism Lab @ NOVA Medical School
- Clean & Safe: do Passado ao Futuro por Leonor Picão, Turismo de Portugal
O futuro do turismo: a visão partilhada com a sociedade
A par com a agenda na FIL, em Lisboa, o “What’s Next – Innovating Tourism” vai também contar com um conjunto de quatro sessões, a decorrer em locais fora da BTL, que trazem a visão de líderes de outras áreas da sociedade e da economia para o setor do turismo.
Já confirmados estão, a 14 de março, Tiago Pitta e Cunha, CEO da Fundação Oceano Azul e Prémio Pessoa 2021, e João Wengrovius Meneses – Secretário-geral do Business Council for Sustainable Development, numa sessão dedicada ao tema da sustentabilidade.
O dia 15 será dedicado à transformação digital. No dia 17 será a vez de Germano de Sousa, Médico, Professor e Gestor na área da saúde e Maria de Belém Roseira, ex-Ministra da Saúde, debaterem o impacto da saúde no turismo.
O ciclo de sessões fecha, no dia 18 de março, com uma discussão sobre o papel da cultura e da arte na construção dos destinos turísticos.
“What’s Next – Innovating Tourism” é organizado pelo The Next Big Idea, plataforma de inovação, e conta com a SIC e o Expresso como parceiros de media.
Pensar, debater e aplicar
A Bolsa de Turismo 2022 aposta em novos setores, como a inovação, cultura, enoturismo e turismo de natureza, mas dá também continuidade a áreas como a BTL LAB.
O BTL LAB, a cargo do NEST – Centro de Inovação do Turismo de Portugal, é um espaço dedicado à divulgação de empresas que atuam no setor da inovação no turismo. Além de mostra de startups, o LAB é um importante palco de debate, tendências e troca de experiências sob o tema da inovação e da tecnologia.
A sua dinamização assenta em iniciativas complementares com o objetivo de pensar, debater e aplicar o futuro do turismo, uma indústria que procura o ressurgimento numa readaptação pós-pandémica e que, no caso português, corresponde a quase 20% do PIB.
Sobre o NEST:
Associação Privada sem Fins Lucrativos, fundada a 18 de fevereiro de 2019 por oito entidades – Turismo de Portugal, ANA Aeroportos, Brisa Via Verde, Google, Microsoft, Millennium BCP, NOS e BPI. Tem como pilares estratégicos a inovação cultural, o conhecimento digital e projetos pilotos para o setor.
Sobre a BTL:
Promovida pela Fundação AIP, a 33ª edição da BTL – de 16 a 20 de março – pretende reforçar o seu estatuto de maior evento de turismo realizado em Portugal, contribuindo de forma decisiva para retoma deste importante sector da economia portuguesa. Junta num só espaço mais de 1.400 expositores e mais de 70.000 visitantes, dos quais 35.000 são profissionais.