Internacionalização
O investimento em ações de marketing é um dos principais elementos para o sucesso de negócio. Para a sua internacionalização e tendo em atenção o desenvolvimento tecnológico este investimento é ainda mais decisivo.
Por isso, contar com uma empresa de marketing de comunicação com valências em marketing digital neste mercado é o caminho para possa estar bem posicionado perante os concorrentes. Há uma infinidade de ferramentas dentro do Marketing Digital que podem contribuir para o desenvolvimento dessas ações.
O primeiro passo é criar ou atualizar o site da empresa. Tem de ser um site responsivo, isto é, que se adapte a diversas plataformas e com as informações bem claras e definida para facilitar a experiência do potencial cliente. O ideal ter um site multilíngue para que empresas internacionais tenham acesso completo aos seus produtos ou serviços. O ideal é que a sua página esteja em Inglês, Espanhol e a sua língua nativa. Você não vai querer perder um cliente internacional porque ele não encontrou informações relevantes sobre o seu produto ou serviço.
O trabalho de informação clara em bem definida começa desde a linguagem de programação à abordagem textual a partir de técnicas de Search Engine Optimization (SEO). As famosas palavras-chave que permitem que o site esteja bem posicionado nos motores de busca, o que impacta diretamente a estratégia de diferenciação e policiamento. Se o objetivo é gerar leads, este é o caminho a seguir.
Além de técnicas de SEO, considere a utilização de landing pages, microsites ou outras ferramentas que facilitem a vida do utilizador. As funções e capacidades dentro do site da empresa podem fazer a diferença, em especial para as empresas a tentar desenvolver negócio no exterior.
Para além da linguagem dirigida e focada no público-alvo, outra forma de divulgar a empresa e os seus serviços, é a presença nas redes sociais. Para agregar informação sobre o negócio e notícias sobre o setor de forma a criar uma ligação com os seguidores e garantir credibilidade. A melhor rede social, ou redes sociais, a usar dependerá do mercado. Saiba em qual apostar em determinado país.
Investir num blog. Um blog é uma ferramenta que permite ter oportunidade de conversar com prospects ou clientes de forma objetiva. Os assuntos podem ser variados, mas é importante que o conteúdo seja construído com o objetivo de informar e dar a conhecer um tema ou assunto específico.
Defina corretamente e invista numa estratégia e canais de divulgação e comunicação, em especial os digitais, do produto ou serviço. Na internacionalização, ter um relacionamento duradouro e contínuo é decisivo. Daí que a informação compartilhada com clientes, fornecedores e parceiros deve ser sempre relevante, atualizada e alinhada com a estratégia da marca. Para isso conte com uma agência que seja sua parceira.