Euromaster exemplifica cinco peças que podem provocar avarias de milhares de euros.
Limpa-para-brisas, bujão do cárter, válvula dos pneus, velas de ignição ou sensor de temperatura custam menos de 20 euros. Se algum avariar, ida urgente a oficina evitará “males maiores”.
Lisboa, 15 de junho – A Euromaster, rede especialista em manutenção integral de veículos, salienta a importância da atenção e prevenção, uma vez que ao longo da vida de um automóvel existem diferentes avarias. Umas são mais dolorosas, outras mais económicas, e, às vezes, a causa está numa pequena peça cujo investimento pode ser inferior a 20 euros, mas que, sem manutenção adequada e atempada, pode causar uma avaria muito séria com custos elevados. Adiar as revisões periódicas também pode ter consequências muito mais graves do que se pensa, além de comprometer a segurança.
O primeiro exemplo é a anilha do bujão do cárter. Com um valor que varia entre 50 cêntimos e um (1) euro, deve ser substituída a cada mudança de óleo. No entanto, se esta substituição for efetuada por um particular sem formação, pode dar origem a um problema grave: pode ficar com um aperto inadequado, podendo causar uma rutura no cárter, perda parcial ou total de óleo. Não sendo corrigido, o motor poderá sofrer problemas de lubrificação, podendo num caso extremo ter de ser substituído. Não podemos esquecer também do enorme dano ambiental que é ter óleo pelas vias. Estes trabalhos devem ser sempre realizados por um profissional, com formação adequada.
A manutenção da boa saúde do motor do automóvel é de extrema importância. Por isso, se notar um aumento invulgar da temperatura do motor, é importante dirigir-se com urgência à oficina. Em muitos casos, a avaria pode estar na bomba de água ou radiador, onde a sua solução poderá ser cerca de 7 a 8 vezes mais barata que a reparação do motor.
Nas viaturas a gasolina as velas de ignição são uma peça fulcral da manutenção preventiva. O investimento médio é de 10 a 20 euros por unidade, apesar de não causar uma avaria grave, pode em muitos casos ser sinónimo de uma chamada para o reboque, uma vez que o motor pode começar a trabalhar de forma irregular resultado por vezes em constantes solavancos. Dependendo do fabricante, recomenda-se a substituição entre os 50.000 e os 90.000 quilómetros.
Muita atenção também às válvulas dos pneus, não só para a manutenção, mas também para a segurança rodoviária. Na Euromaster, são sempre substituídas aquando de cada troca de pneus. Caso contrário, a sua deterioração pode originar perda de pressão dos pneus, originando o desgaste prematuro dos mesmos. Em casos mais graves pode mesmo originar o rebentamento de um pneu e consequentemente um acidente. O valor é cerca de 2,5 euros por unidade se as válvulas forem convencionais.
Finalmente, um elemento “esquecido” são os limpa-para-brisas. Para além de ser um ponto a verificar na inspeção automóvel, um mau estado dos limpa-para-brisas significa uma situação de risco extremo em condições de chuva, neve ou poeiras. Com um investimento a partir de 15 euros, é indispensável substituí-las sempre que as escovas estejam rachadas ou se forem visíveis os primeiros sinais de desgaste. Não há nada mais caro do que ter um acidente.
Sobre a Euromaster
A Euromaster é a rede de oficinas especializadas na manutenção integral dos veículos durante toda a sua vida útil. As suas mais de 80 oficinas em Portugal contribuem para a saúde rodoviária da frota automóvel, tanto de veículos de passageiros como de veículos comerciais, bem como das novas formas de mobilidade e frotas, proporcionando um serviço de qualidade e capilaridade para se adaptar às suas necessidades. Os seus serviços abrangem não só a manutenção preventiva, mas também a manutenção preditiva através da análise dos dados e dos pontos críticos. Parte do Grupo Michelin, a Euromaster está presente em 19 países europeus, com mais de 2.500 oficinas, 10.000 profissionais e 1.600 unidades móveis. Mais informações em www.euromaster.pt.