Marketing digital e relações públicas são duas áreas de comunicação que podem ser confundidas pelo facto de conterem algumas semelhanças na sua abordagem e modo de funcionamento. Contudo, são as suas especificidades que acabam por facilitar a sua distinção. E de que especificidades estamos a falar?
Enquanto a área de relações públicas tem por objetivo gerar o que se chama brand awareness, mudando a opinião do público em relação a uma certa marca e gerindo possíveis crises, o marketing digital permite a identificação de um público-alvo e a conversão desse mesmo público. Desta forma, os resultados, as métricas utilizadas e os outputs destas duas áreas acabam por apresentar diferenças significativas, o que faz com que se tornem áreas complementares quando integradas numa estratégia de comunicação global.
Uma das grandes diferenças entre as duas áreas assenta nos canais utilizados para alcançar os seus objetivos. Enquanto o marketing digital se foca no meio online e não inclui os canais “tradicionais”, a área de relações públicas utiliza tanto os canais digitais como os tradicionais, indo desde o online aos mass media. Quando é feito o cruzamento destes diferentes canais e estas duas áreas se complementam, origina-se uma sinergia onde ambas ás áreas se apoiam e melhoram mutuamente, com vista a alcançar melhores resultados.
Em suma, confrontar relações públicas com marketing digital, tal como estamos a fazer, ajuda-nos a clarificar as especificidades da comunicação e a evitar alguns erros de senso comum. São duas áreas que se complementam e estão intimamente ligadas, apesar de serem distintas na sua metodologia. Enquanto áreas que funcionam bem de forma independente, tornam-se imparáveis se forem integradas da melhor forma na estratégia das empresas. Será esta a sinergia perfeita para as organizações?