Atualmente, é essencial garantir que os websites das marcas sejam facilmente encontrados pelos clientes, obtendo resultados orgânicos.
A otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) é a chave para alcançar este objetivo. No entanto, para maximizar os resultados orgânicos, é decisivo implementar uma estratégia integrada que combine SEO com diversos canais de marketing.
Consistência é a chave
A mensagem da marca deve ser consistente em todos os canais utilizados, desde o website até às redes sociais e materiais de marketing offline. Isto cria uma experiência coesa para o cliente e aumenta o reconhecimento da marca.
SEO na jornada do cliente
O SEO deve ser aplicado em todas as etapas da jornada do cliente, desde a conscientização até a fidelização, o que implica utilizar as palavras-chave certas e criar conteúdo informativo e relevante.
Integração omnicanal
As estratégias de SEO deverão ser aplicadas em todos os canais, online e offline, para aumentar o alcance da mensagem e garantir que esta seja apreendida por um público mais amplo. É benéfico criar sinergias entre o conteúdo das redes sociais e o website, otimizar materiais de marketing offline e explorar o e-commerce com mensagens integradas.
Sazonalidade e pesquisa pós-anúncio
Qualquer estratégia de SEO é sazonal. Daí que estas deverão ser adaptadas de acordo com tendências de pesquisa. Recomenda-se também a monitorização do tráfego orgânico após campanhas publicitárias, para avaliar o impacto completo do investimento realizado.
Benefícios da integração
A integração de diferentes canais aumenta a visibilidade, oferece uma experiência consistente, reduz custos e amplia o alcance de novos públicos.
SEO vs. pesquisa paga
O SEO poderá trazer várias vantagens, como rentabilidade e otimização do custo-benefício a longo prazo. Contudo, é necessário tempo para ver resultados, os quais poderão ser imprevisíveis.
A pesquisa paga, por sua vez, poderá trazer benefícios como resultados imediatos e mensuráveis e informações em tempo real. No entanto, requer um investimento contínuo e a necessidade de reinvestimento anual.
Não existe uma rivalidade entre SEO e Pesquisa Paga. De facto, a combinação estratégica de ambos maximiza os resultados e utiliza as vantagens de cada canal para alcançar um público mais amplo, aumentar o tráfego e impulsionar as conversões.
Ao implementar uma estratégia integrada de SEO com outros canais, qualquer marca estará no caminho certo para ser mais facilmente encontrado, e atrair leads qualificadas, impulsionando o crescimento do negócio de forma sustentável.