Nielsen Global Service
Presente em mais de 100 países, a Nielsen disponibiliza informação personalizada e confiável sobre os mercados, as categorias e as marcas a nível global.
Lisboa, novembro de 2019 – Face a consumidores cada vez mais conectados, exigentes e informados, o consumo torna-se, inevitavelmente, global e as oportunidades das marcas deixam de ter fronteiras. Os Bens de Grande Consumo mostram-se dinâmicos e em todas as regiões se encontram mercados com oportunidades de crescimento.
Na Ásia-Pacífico, países como a Índia (+9,5%), o Vietname (+5,3%) ou a Tailândia (+5,3%) apresentam aumentos de volume (no primeiro semestre de 2019) que espelham a boa performance dos mercados. Nesta região, o destaque vai para os pequenos players, evidenciando a necessidade de implementação de estratégias diferenciadas por parte das grandes empresas para estes mercados.
Na região África e Médio-Oriente, o otimismo e a prosperidade financeira fazem crescer a confiança dos consumidores, refletindo crescimentos significativos no mercado dos Bens de Grande Consumo, nomeadamente em países como o Gana (+19%), a Nigéria (+15,6%) ou o Quénia (+13,3%9.
Na América Latina, o desafiante clima económico e de confiança leva os shoppers a procurar formas de poupar dinheiro, tais como marcas próprias, discounters, ou promoções, afetando negativamente a performance de retalhistas tradicionais e trazendo novas oportunidades para o retalho moderno e para os fabricantes, que terão de encontrar estratégias comuns. Nesta região, o Peru (+6%) e o Brasil (+1,5%) são as oportunidades mais relevantes, tendo em conta o seu crescimento em volume no primeiro semestre do ano.
A situação é diferente na América do Norte, com relativa estabilidade de volumes nos Estados Unidos e perdas no Canadá, onde a preocupação com o preço dos produtos alimentares é uma realidade.
Nielsen Global Service | As oportunidades de exportação e crescimento
Na Europa Ocidental, no primeiro semestre de 2019, o cenário é de estabilidade de volumes, sendo Portugal o país que apresenta um maior crescimento neste indicador (+1,8% no primeiro semestre do ano).
Com um clima económico favorável, a Europa Central e Oriental continua a crescer em valor. Os crescimentos em volume no primeiro semestre do ano foram dominados pela Roménia (+7,2%), Ucrânia (+6,7%) e Croácia (+5,1%), tornando estes mercados em oportunidades para os Bens de Grande Consumo.
À medida que novas empresas, produtos e canais de retalho emergem em todo o mundo, torna-se crítico para as empresas dos Bens de Grande Consumo identificarem e compreenderem as emergentes oportunidades de crescimento no seu negócio. Neste ambiente dinâmico, a informação sobre os mercados é cada vez mais crítica: as empresas necessitam de acesso rápido à informação mais recente sobre o mercado, as categorias e a marca, de forma a conseguirem conquistar vantagem competitiva em qualquer parte do mundo e a todo o momento.
Para responder a este propósito desenvolveu o Nielsen Global Service, uma ferramenta que disponibiliza informação sobre produtos de BGC em mais de 100 países. A solução torna possível avaliar de forma mais eficaz potenciais oportunidades a nível internacional, compreender a performance de outros mercados e identificar ideias inovadoras a aplicar no mercado local.
Tiago Rodrigues, Sales Consultant Manager na Nielsen, aponta a importância de uma empresa estar dotada de informação relevante como “um fator essencial para o sucesso no momento de expandir um negócio a nível global, saber onde apostar e ser bem-sucedido. Assegurar que estamos dotados de informação relevante e atual é vital, face aos enormes riscos de falhar numa realidade altamente dinâmica como os BGC. O Nielsen Global Service providencia um relatório customizado baseado nas necessidades de cada setor, a partir de milhares de bases de dados Nielsen, e oferece informação de mercado precisa, flexível e confiável, bem como uma perspetiva a longo-prazo para identificar tendências-chave.”
Analisando as características e oportunidades de cada mercado, o Nielsen Global Service torna mais simples, preciso e eficaz o posicionamento de determinado negócio para que este consiga entrar nos mercados de uma forma estratégica, possuir uma visão completa de dinâmicas globais e tomar decisões rápidas e sustentadas com vista a um mundo exigente e em constante mudança.
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