NOTRE-DAME: Generosidade ou Procura de Visibilidade?
Os donativos para a reconstrução da Catedral de Notre-Dame de Paris já ultrapassaram os mil milhões de euros. O incêndio, que começou na tarde do dia 15 de abril, destruiu grande parte de um dos monumentos mais marcantes da cultura europeia. Numa onda de solidariedade impressionante – em menos de 24 horas os donativos ultrapassaram os 500 milhões de euros – empresas das mais diversas áreas de atividade mostraram-se disponíveis para contribuir para a reconstrução da icónica catedral francesa.
No entanto, o que leva as empresas a atuar desta forma? Será que existem benefícios, diretos ou indiretos, da prática deste tipo de ações?
Em primeiro lugar, é importante perceber que, embora possa existir uma vontade genuína de querer apenas ajudar na reconstrução de um símbolo da cultura ocidental, as marcas retiram enormes dividendos reputacionais com estes donativos. Nos dias de hoje, e tal como o exemplo da Netflix nos mostra, o público pretende criar uma relação emocional com as marcas. Hoje, os consumidores esperam que as marcas façam algo mais do que apenas desenvolver produtos inovadores ou que satisfaçam as suas necessidades. O público espera que as marcas contribuam de forma decisiva para uma sociedade mais equilibrada e justa. A responsabilidade social e corporativa já não é uma opção.
Consequentemente, obviamente que existem benefícios reputacionais pela prática deste tipo de ações. Na hora de escolher o que vão comprar, os consumidores optam por marcas que tenham comportamentos e formas de atuar com as quais se identifiquem. Desta forma, estas são oportunidades que as organizações não devem desperdiçar.
Em suma, a verdade é que podemos afirmar sem grandes dúvidas que as empresas que fizeram donativos para a reconstrução de Notre-Dame vão retirar benefícios, sejam eles reputacionais ou financeiros. Nunca vamos conseguir saber quais as motivações que levaram a que as mesmas o fizessem. No entanto, esperamos que a “obrigação” de contribuir para uma sociedade mais equilibrada seja uma delas.