Quando abordamos a criação de mensagens originais para alcançar um público identificado, falamos da capacidade para nos diferenciarmos com um discurso que claramente posicione a organização no mercado, que a diferencie e, ao mesmo tempo, seja suficientemente relevante para captar o interesse da comunidade junto da qual queremos exercer a nossa influência.
Para qualquer organização, repensar esta estratégia pode apresentar desafios muito próprios: se por um lado existe a oportunidade para comunicar no mercado com uma mensagem perfeitamente nova e definir o posicionamento pretendido através de uma Comunicação original, também é verdade que o esforço vai sobretudo recair na capacidade da organização em se fazer notar e marcar a sua posição.
Para chegar ao público identificado, que vai ditar o sucesso da organização e a sua oportunidade para se afirmar e crescer, a Comunicação desenvolvida deve integrar uma vertente de ligação com a comunidade muito vincada, que potencie contactos e reconhecimento e credibilize a organização e a marca.
Uma possível solução para uma estratégia deste tipo encerra-se na criação de conhecimento original sobre o setor ou a implementação de ações de responsabilidade social, permitindo estruturar linhas de comunicação paralelas à atuação puramente comercial e ao negócio desenvolvido. Não só se abrem canais de comunicação alternativos junto da comunicação social ou do social media, como se possibilita um impacto acrescido na visibilidade conseguida.