Os últimos anos demonstraram que as novas empresas podem ser altamente resilientes.
Muitas conseguiram adaptar-se rapidamente perante a pandemia COVID-19, chegando à conclusão que tinham de fazer algo de diferente para sobreviver. Mas sabiam como implementar a sua Comunicação B2B corretamente?
A pressão da necessidade de vender e de garantir a operação obrigou-nos a todos a procurar novas fórmulas. Porque as anteriores, bem estabelecidas, não eram mais úteis. Eventos, networking, reuniões e feiras não podiam mais acontecer. Os pontos de contato tradicionais foram perdidos. Assim, surgiram obstáculos para construir relacionamentos que são fundamentais para a Comunicação B2B.
Estradas não percorridas
Este foi o momento em que muitas empresas começaram a preocupar-se e tentaram entender qual o caminho que poderiam seguir. Assim, atualizaram os seus sites e plataformas de social media, começaram a criar newsletters e usaram tudo o que podiam para continuar a comunicar, seja por meio de Comunicação comercial, técnica ou corporativa.
É aqui que importa falar de comunicação. Há por vezes o entendimento de que a comunicação é uma mera transmissão de informação entre um emissor e um recetor. Gerir a comunicação é, na verdade, gerir a interação e procurar a negociação e a cooperação com um objetivo. A comunicação permite às empresas dar sentido e agregar valor à sua atividade. Por isso é tão relevante pensar nisso quando falamos de gestão do relacionamento com os stakeholders. A comunicação suporta um conjunto de processos que são a base de um ambiente B2B: confiança, credibilidade, cooperação, clareza e conhecimento.
Na Comunicação B2B as relações são tudo, é a marca e a reputação que vão ajudar a consolidar esta relação. Para uma empresa, é mais importante do que nunca pensar a longo prazo, aumentando a resiliência e a conexão com o mercado. Aqui, o valor da confiança e da reputação conquistam um lugar de destaque como elemento crucial na Comunicação Estratégica alargada que torna a marca reconhecida e legítima junto dos seus destinatários, com efeitos claros em todas as dimensões do negócio.
Os relacionamentos continuam e continuarão a ser a base dos negócios. Existem agora mais oportunidades para trabalhar em parceria e de forma holística, com contactos estabelecidos com diferentes stakeholders, em vários setores, geografias e plataformas. A comunicação surge como uma função de crescente importância, assumindo uma posição de destaque no pensamento estratégico de várias empresas.
Entrámos numa “idade de ouro” para realmente entender a importância de comunicar e gerir estrategicamente os stakeholders de uma organização e entender que somente com ações altamente planeadas conseguiremos atingir os objetivos a que nos propomos.