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Mar 25, 2024

Employer branding orientado a colaboradores

colaboradores

 

Sigas estes passos para montar uma estratégia eficaz de employer branding que responda às necessidades dos seus colaboradores e potencie o seu papel.

 

Passo 1. Familiarize-se com a sua organização

Quando é capaz de definir os atributos exclusivos da sua organização, é mais fácil aprimorar um EVP. Conheça o core business, a visão, a missão, os valores e a cultura da sua organização. Entenda quais são os seus objetivos e que tipo de talento é necessário para os alcançar.

 

Passo 2. Faça uma auditoria da sua employer brand

Já saberá exatamente onde o seu produto ou serviço se posiciona no mercado, mas pode não estar tão ciente do modo como a sua empresa é vista ou como é percebida pelos seus colaboradores atuais. Realize análises internas e externas com candidatos, online e em plataformas de social media e monitorize a sua reputação com employer branding. Observe o que está a funcionar  na sua organização e que áreas precisam de ser melhoradas — relativamente a operações, mas especificamente com o processo de aquisição de talento, a fim de identificar formas de o potenciar.

 

Passo 3. Definir uma employer value proposition

Elabore um EVP que comunique claramente os valores da sua marca corporativa, refletindo o que há de especial em trabalhar na sua organização. Deve alinhar-se com a marca, mas dirigir-se também diretamente aos seus colaboradores.

 

Passo 4. Use o marketing de recrutamento

Ao projetar um EVP ou outra mensagem de marca, considere recrutar apoio no seu próprio departamento de marketing ou comunicação (ou terceirizar este e outro trabalho de marca com uma agência). Fazendo uso de algumas técnicas de marketing — como iniciar cada ação de branding com as perguntas: “Quem estamos a tentar alcançar? E o que querem?” – estará na melhor posição para criar uma marca que “fale” diretamente com o seu público.

 

Passo 5. Construa interação com os colaboradores atuais

Para o ajudar a tornar-se um empregador de confiança, não vá mais longe que a sua própria equipa. Para descobrir como é trabalhar na sua organização, os funcionários têm 3x mais hipóteses do que o CEO de serem considerados confiáveis por candidatos. Os seus colaboradores também moldam a cultura da organização, vivem os seus valores, atingem os seus objetivos e manifestam a sua missão. Sem a sua participação, a sua marca não seria nada. Eis algumas formas de envolver mais os seus colaboradores:

Aprimore a sua mensagem. Use um conjunto de palavras ou frases que se tornem parte do vernáculo da empresa, como forma de descrever os seus valores e o que é a experiência de trabalho na mesma. Mantenha-o simples, claro, informativo e único. Use essa linguagem em reuniões de RH ou recrutamento e concentre-a nas suas páginas de carreira, sites de recrutamento, contas de social media e em qualquer outa plataforma em que possa ter visibilidade.

Mostre os seus colaboradores em formato de employer branding. Sabia que um em cada quatro candidatos vê outros perfis de colaboradores imediatamente após descobrir uma oportunidade de emprego? Incentive os seus colaboradores a atualizar os seus perfis online para que sejam atuais, profissionais e dignos de atenção. Para employer branding com colaboradores, o departamento de RH pode enviar lembretes úteis por e-mail, links e tutoriais sobre como o fazer. Podem também ser aproveitadas as experiências, conhecimentos e personalidades dos seus colaboradores, fazendo-os contar suas histórias e tornando-os especialistas em determinados temas ou mentores sobre tópicos sobre os quais estão qualificados para abordar.

Transforme os seus colaboradores num exército de recrutamento social. À medida que os seus colaboradores atualizam os seus perfis, peça-lhes que escrevam avaliações (honestas, mas idealmente favoráveis) da sua empresa em sites de anúncios de emprego, publiquem notícias e atualizações da empresa e compartilhem oportunidades de trabalho nas suas redes pessoais.

Preste atenção ao processo de onboarding. Os primeiros 90 dias de trabalho são fundamentais para transformar um novo membro da equipa num colaborador produtivo. A sua empresa pode causar uma primeira impressão profunda e duradoura, oferecendo um processo de integração suave. Disponibilize a novos colaboradores as ferramentas e orientações de que precisam para começar a prosperar nas suas novas funções.

Ofereça formação de competências e oportunidades de desenvolvimento. Nada poupa mais custos de recrutamento do que promover a partir de dentro, por isso dê aos seus colaboradores oportunidades de crescimento pessoal e desenvolvimento profissional. Ofereça formação de gestão e liderança, certificações especiais e possibilidades para desenvolvimento de carreira, para captar o interesse e o compromisso dos candidatos.

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