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Mar 25, 2024

Qual o impacto de uma employer brand?

 

Semelhante à forma como uma marca corporativa funciona (que oferece uma proposta de valor aos clientes, definindo uma determinada oferta no mercado), uma employer brand inclui a perceção da sua empresa enquanto empregador, descrevendo também a promessa, ou proposta de valor apresentada a colaboradores, em troca de sua experiência, talento e competências.

 

Employer branding pode ser definido, simplesmente, como a forma como “comercializa” a sua empresa para candidatos. Pode fazer isso apresentando a diferenciação e carácter original da sua organização e, em seguida, amplificando-os para que se possa posicionar como um lugar de topo para trabalhar.

Uma marca assim pensada define a essência da empresa, no que esta é única ou representa, alinhando essas aspirações com as pessoas que está a procurar atrair. Comunica que a sua organização é um bom empregador e um ótimo local para trabalhar, o que aumenta os resultados de recrutamento e o envolvimento e retenção dos seus atuais colaboradores.

Quando é eficazmente desenvolvido, o employer branding provoca reconhecimento e interesse em torno da empresa, e esse buzz atrairá candidatos motivados e contribuirá para colaboradores mais comprometidos. As pessoas transmitirão a sua experiência positiva para outros candidatos, clientes, clientes e stakeholders – ampliando ainda mais o horizonte da sua marca.

 

O que é o Employer Value Proposition (EVP)?

A proposta de valor de uma organização engloba a sua missão, valores e cultura e oferece aos colaboradores uma razão para trabalhar para a mesma. É o que a empresa pode oferecer como empregador, em troca de todas as competências e experiência que os seus colaboradores lhe aportam.

Uma organização beneficia de um EVP pensado e comunicado frequentemente aos colaboradores potenciais e atuais. Um EVP forte pode atrair e reter as melhores pessoas, ajudar a priorizar metas e agendas (especialmente no planeamento de RH), ajudar a potenciar o compromisso de uma equipa desapaixonada e reduz os custos de contratação. Acima de tudo, contribui para uma marca favorável e robusta.

As mensagens que usa para transmitir a sua employer brand e proposta de valor não devem ser apenas uma lista das vantagens e benefícios que oferece, mas essas são uma parte inegável da sua história. Um EVP é considerado uma abordagem centrada no colaborador porque é uma proposta que foi descoberta, definida e testada usando a sua própria equipa. Antes de elaborar a sua proposta de marca empregadora, os benefícios da sua organização devem ser bem estabelecidos e definidos junto dos seus colaboradores atuais.

 

Qual o valor de uma employer brand forte?

Não investir na sua marca “sai caro”. De uma forma direta, em fatores como custos de recrutamento por colaborador, no seu orçamento de RH e resultados globais.

As organizações com marcas positivas podem obter até duas vezes mais candidaturas que organizações com conotações consideradas negativas. Considerando que os gestores de RH estão a ter mais dificuldade em contratar o talento de que necessitam devido a lacunas de competências e outros fatores, esta é uma enorme diferença na eficiência de um recrutador ou gestor de talento.

Um estudo da CR Magazine e da Cielo Talent mostrou que quase 50% dos colaboradores disseram que não trabalhariam para uma empresa com uma má reputação, mesmo com um grande aumento na remuneração. Tudo isso tem um peso: com uma marca negativa ou inexistente, as organizações estão provavelmente a gastar 10% a mais por colaborador contratado. Isso significa trabalhar mais e durante mais tempo apenas para fazer com que colaboradores de qualidade ingressem na organização.

Mas, quando os principais candidatos querem trabalhar para si, isso tem o efeito oposto. Os custos de recrutamento não só descem, como o ganho pode ser considerável – cerca de 43%. Por outras palavras, quando a sua marca é forte, os recrutadores experienciam menos atrito na apresentação da sua organização. A sua empresa torna-se um ímã de talento e a sua reputação dispara.

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