Profissionais de Public Affairs
Podem ser definidos como o termo utilizado para descrever a relação de uma organização com os seus stakeholders. Stakeholders estes que podem ser definidos como as pessoas ou grupos com interesse na organização, sejam por exemplo políticos, funcionários, clientes, acionistas, órgãos de comunicação social, empresas, sindicatos, entre muitos outros.
Os profissionais de Public Affairs têm como função engajar os stakeholders com as políticas da organização e o ponto de vista desta no que diz respeito a questões de políticas públicas. Outra das suas tarefas será providenciar informação estatística e factual sobre assuntos que tenham impacto na organização e fazer lobby sobre estes temas.
O trabalho dos profissionais de Public Affairs combina relações governamentais, comunicação com os media, gestão de temáticas, responsabilidade corporativa e social, disseminação de informações e consultoria estratégica em comunicação.
O seu objetivo é influenciar a política pública, construir e manter uma reputação sólida e encontrar pontos em comum os stakeholders.
Estes procuram também moldar a opinião ou decisões do público de forma a apoiar os interesses dos seus clientes.