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Jul 24, 2024

Oportunidades num otimismo temperado de realidade

Inteligência Artificial, Diversidade, Equidade e Inclusão e Influencer Marketing são sinónimos de 2024

 

Assim os saibamos aproveitar para o desenvolvimento dos negócios e das organizações.

“Apesar da incerteza, há algum otimismo que permite afirmar existir uma maior confiança sobre o setor, o emprego, o trabalho e o potencial do marketing”.

 

Um novo ano é sempre um momento de começo. Um início para cimentar perspetivas, desenvolver ambições e almejar objetivos. Uma realidade transversal a todos as indústrias, setores e negócios. Tendências inferidas a partir do conhecimento e experiência de quem trabalha, e constrói, a indústria e conhece os seus desafios e oportunidades.

No que diz respeito ao Marketing, Comunicação e Relações Públicas, de entre os vários inquéritos, estudos e análises que se têm realizado um pouco por todo o mundo, há pontos de contacto que permitem traçar alguma perspetiva de definição do ano que agora começa.

Desde logo, há otimismo em relação à economia, apesar de alguma incerteza – inerente ao atual estado do mundo -, que permite aos líderes de marketing afirmar sentirem maior confiança sobre o setor, e emprego, o trabalho e o potencial.

Ainda assim, a inflação que continua alta leva que haja menor investimento nesta área. Mas a pressão está a diminuir, há uma maior habituação a trabalhar com preços mais altos, o que faz com que haja uma previsão de crescimento dos orçamentos para este ano, em especial depois do primeiro trimestre.

No entanto, este aumento não será uniforme para todas as áreas – a expetativa é de menos investimento na construção de marca e gestão da relação com cliente e uma maior despesa com a introdução de novos serviços.

 

Novas oportunidades

Lançar e comunicar novos produtos e serviços é uma oportunidade, tal como é a Inteligência Artificial (IA), que, com o desenvolvimento do ChatGPT a partir do final de 2022, se tornou incontornável.

Mais de metade das empresas do setor usa a IA para a personalização e criação de conteúdos. A sua utilização generalizada para auxílio na criação de conteúdo, personalização, otimização de conteúdo, publicidade programática, análise preditiva e decisões de segmentação deve estar no plano das empresas.

Outra oportunidade está no influencer marketing, que, depois de uma quebra durante da pandemia, está de volta aos planos das organizações e com as expetativas em alta: os inquéritos apontam para um crescimento de 109% em três anos. O foco, comme d’habitud estará no LikendIn, Instagram e blog das empresas, com as devidas diferenças entre o B2B e B2C. O desafio está na mediação da eficácia do marketing de influência, de forma que as expetativas estejam bem geridas e definidas, uma vez que será preciso investir para conseguir resultados.

A volatilidade económica justificou o menor investimento em marketing de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). No entanto, em tempos de incerteza económica e social a promoção e comunicação de uma organização inclusiva e diversificada é, além de correta, é decisiva para a retenção de clientes e atração de talento, ao mesmo tempo que impulsiona o crescimento e a inovação.

IA, DEI e influencer marketing são sinónimos de 2024. Assim os saibamos aproveitar para o desenvolvimento dos negócios e das organizações. Um bom ano a todos!

Quer saber como aproveitar as oportunidades que se avizinham esta ano? Fale connosco.

by MARTA GONÇALVES
Managing Partner

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