O papel do ROI
Tudo o que envolva a atuação de uma organização deve contar com um ROI mensurável – e isso é particularmente verdade quando se trata de qualquer ferramenta de marketing. Quando se trata de marketing online, o conteúdo escrito e visual publicado deve ser testado e medido para garantir que seja bem sucedido.
Na maioria dos casos, a longevidade de um determinado método de marketing online é influenciada por mudanças muito mais rápidas do que métodos de marketing utilizados no contexto offline. Se utilizar marketing de conteúdo numa estratégia de marketing, a avaliação do desempenho constituem a melhor forma de determinar o sucesso de cada campanha ou publicação individual de conteúdo.
Quando se trata de marketing, alguns dos conteúdos estarão orientados para conversões (por exemplo, as páginas relativas a oferta num website), mas alguns serão orientados para a construção do reconhecimento e reputação da marca online (por exemplo, as suas plataformas de social media) É por esta razão que as métricas e fatores-chave de medição não são únicos e dependem, em larga medida, dos objetivos identificados e da estratégia a implementar.