Porquê procurar metodologias inovadoras?
A inovação é resultado de um processo empreendedor.
A inovação é cada vez mais importante para que as empresas trabalhem a sua vertente competitiva. Cada vez mais as organizações têm necessidade de oferecer produtos e serviços mais e conta para alcançar todos os segmentos de consumidores.
Todos os dias surgem novos produtos e novas tecnologias, que vêm substituir outros e que se tornam tendências. Seja no mundo da Comunicação, Marketing ou qualquer outro segmento, é importante ouvir o consumidor para antecipar estas mesmas tendências.
Existem alguns fatores de “risco” que nos devem servir de alerta para a necessidade de inovar, e que devem ser aliados com alguma criatividade para essa inovação ser bem sucedida.
Listamos abaixo alguns fatores que levam à necessidade de inovação permanente de uma empresa:
-
O aumento da concorrência
-
A “Adaptação”
-
Necessidade de Originalidade
Para inovar em alguma das áreas do seu negócio, é importante que consiga responder a estas 4 questões:
- Qual o mercado e quais clientes quer atingir;
- Com que produtos e serviços pode fazer isto;
- Que novos produtos e serviços podem surgir nos próximos anos;
- A que mudanças no mercado estará sujeito, e que podem colocar em risco o seu negócio?
Vale a pena recordar que a inovação deve ser estratégica.
A inovação deve fazer parte da estratégia global de uma empresa. Este processo deve ser conduzido estruturalmente e de forma organizada. Sendo integrada na estratégia, a inovação deve ser baseada numa lógica a longo prazo, já que a transformação digital veio para ficar.