Ao definir e/ou enquadrar a agenda, os profissionais de RP procuram orientar a atenção do público.
Não apenas isto, mas também podem usar estas estratégias para cimentar vários tópicos na consciência pública. De certa forma, é assim que as Relações Públicas bem-sucedidas são medidas.
Os factos dos media dependem muito de vários fatores. Enquanto isto, o tema da definição da agenda desperta crescente interesse e está a tornar-se cada vez mais relevante, verificando-se uma forte ligação entre as questões que são proeminentes nos media e como o público classifica a importância das questões enfrentadas pela sociedade.
O Poder dos Media
O conteúdo dos media não pode necessariamente dizer ao público o que pensar. No entanto, pode “dizer” ao público sobre que tópicos pensar. Além disso, os media também têm o poder de influenciar o que o público pensa sobre determinado assunto. Nas circunstâncias certas, isto também afetará o que acreditam que deveria acontecer sobre o problema.
A definição da agenda é um processo em que os profissionais de Relações Públicas chamam a atenção dos media para questões através de estratégias de interação diversificadas. Baseia-se na suposição de que referências frequentes dos media sobre certos assuntos farão com que um grande segmento do público perceba esses assuntos como mais importantes do que outros.
Estruturar a Agenda
Quanto ao enquadramento, os profissionais de Relações Públicas não estão simplesmente a fornecer informações para beneficiar uma determinada questão, mas para conquistar a atenção dos media. Também prestam atenção à avaliação de como uma determinada cobertura poderia avançar melhor os seus objetivos em qualquer questão. Para qualquer campanha de Relações Públicas, o objetivo é fazer mais do que definir a agenda. Porque o enquadramento será aquele que moldará o consenso público sobre uma questão. Sugere ações potenciais e/ou promove determinadas legislações, procurando que a informação seja considerada relevante e os media a apresentem de forma envolvente.
Por outras palavras, o objetivo da mediação das Relações Públicas com os media passa por enquadrar e preparar a informação e os profissionais de RP têm extremo cuidado ao selecionar as palavras, os recursos visuais e o meio da mensagem divulgar, algo vital para que as campanhas de Relações Públicas e as suas tentativas de enquadrar os temas vinguem em ambientes altamente competitivos.
No entanto, isto não quer dizer que todas as organizações terão a mesma oportunidade ou recursos disponíveis para garantir que os media usam o seu enquadramento de uma questão. Contudo, com boas Relações Públicas, as hipóteses crescem exponencialmente.