O futuro dos negócios começa na linha da frente. E a linha da frente é a diversidade. Diversidade de conteúdo e de propósito.
As marcas como propósito crescem duas vezes mais rápido que as outras. E o desafio, e o propósito, para o Marketing, Comunicação e Relações Públicas (RP) é ajudar as organizações a tornarem-se visíveis e relevantes
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Uma organização que tenha um propósito bem definido é fácil de perceber e gerir, uma vez que um propósito comum une e unifica os colaboradores e ajuda-os a perceber a direção e orientação da organização. O propósito é a razão, significativa e duradoura, para uma organização existir que se alinha a performance financeira a longo prazo, fornece um contexto claro para a tomada de decisão final e unifica e motiva os stakeholders relevantes.
Pode ser sumarizado em três pontos: o primeiro é ser verdadeiro, estar no local onde estão os produtos e serviços. Em segundo lugar, fazer bem, embebendo o propósito nas marcas. E em terceiro, ser imperdível, estar disponível, ter a certeza que se é acessível.
Neste ponto há ainda do desafio de a sociedade se estar a mexer mais depressa que a publicidade, o que implica, e exige, a necessidade de deixar os estereótipos. Através de marketing inclusivo e de alcance global. A capacidade de colocar estratégias globais de marketing é cada vez mais importante, e ação coletiva, ação que é exigida para construir o papel dos negócios na linha da frente.
Tudo isto implica atenção aos novos formatos de Marketing e Comunicação que estão a surgir para ajudar as marcas e as organizações a adquirir reputação. Há, por exemplo, uma dinâmica na qual as marcas estão a escolher as redes sociais em vez dos anúncios, sendo esta conteúdo moderado por múltiplos humanos para que não haja abusos.
Ao mesmo tempo, criatividade é a palavra-chave. O que significa que o conteúdo não tem de ser perfeito. Tem de ser autêntico, real e corajoso, feito por uma nova geração de criadores de conteúdo que almejam diversificar este conteúdo através da formação e da inovação para alargar e aumentar a audiência.
Este tipo de dinâmica e fenómeno exige uma agência que responde aos diversos desafios colocando o Marketing de Comunicação integrado na linha da frente dos negócios e tem o expertise e know-how para dinamizar o conteúdo com propósito para que uma organização prospere e atinja os seus objetivos.
O que implica um trabalho paralelo e contínuo no âmbito do Marketing, Comunicação e RP de uma organização, revelando, anunciando e promovendo esta mudança, quer dentro quer fora da organização, para que todos os stakeholders façam parte, criando uma dinâmica que seja uma motivação, quer para os colaboradores quer para a gestão, para adquirirem e desenvolverem reputação.