Modelo made in Portugal especialista em tarefas de apoio ao cliente.
Tecnológica de Braga desenvolveu o Automaise Quokka com base em eficiência computacional, sustentabilidade e segurança. Versão base disponível em regime de open source.
Braga, 28 de junho – A Automaise, especialista em software de produtividade para apoio ao cliente, baseado em Inteligência Artificial, lança agora o seu próprio Large Language Model. O Quokka é um modelo desenvolvido e treinado, especificamente, para dar resposta a temas relacionados com a atividade de apoio ao cliente.
Apesar da performance extraordinária dos Large Language Models disponíveis – o ChatGPT é o mais conhecido –, quando se trata da aplicação a casos específicos, como são os cenários de apoio ao cliente, o modelo criado pela Automaise demonstra ter um desempenho fiável, de uma forma computacional muito mais eficiente e sustentável.
Ao contrário de outros modelos, que requerem uma quantidade muito significativa de recursos computacionais, o modelo da Automaise destaca-se por ser ecologicamente consciente e sustentável, sendo pelo menos 25x mais pequeno que o ChatGPT e atingindo uma performance equiparável, em tarefas de customer service.
“Os LLMs disponibilizados pelos líderes do mercado são modelos fundacionais e de natureza genérica. Daqui surgiu a necessidade de criarmos o nosso próprio modelo, para dar resposta a necessidades específicas e de forma mais eficiente comparativamente a outras opções”, explica Fábio Pinto, Head of AI da Automaise.
“No desenvolvimento deste modelo, não nos preocupou que conhecesse linguagens de programação, há uma grande oferta de modelos que já o fazem. Mas preocupou-nos que se expressasse bem em português europeu e fosse capaz de executar as mais diversas tarefas nessa linguagem, que é algo que os principais modelos disponíveis não conseguem”, acrescenta Fábio Pinto.
A tecnológica de Braga investiu na criação deste modelo movida, também, por preocupações de segurança. “Há empresas que trabalham com dados muito sensíveis e não querem que o processamento dessa informação passe pelos principais modelos disponíveis, por questões de segurança. Com o nosso Large Language Model, alojado em servidores próprios, resolvemos essa questão”, informa Ernesto Pedrosa, CEO da Automaise.
O Quokka, Large Language Model da Automaise veio evoluir o Automaise Support Genius, a solução utilizada por diversas empresas – como é o caso da Via Verde, Altice, Novobanco, CTT ou SIBS – para melhorar a produtividade das suas operações de apoio ao cliente, tornando o seu trabalho mais eficiente, mais rápido e menos repetitivo.
Uma versão base modelo da Automaise está disponível no Hub Hugging Face, em regime open source, para quem quiser aceder.
O ChatGPT é o Large Language Model mais conhecido do mundo e, desde que foi disponibilizado, estes modelos passaram a estar na ordem do dia – são modelos de linguagem compostos por uma rede neural com diversos parâmetros e treinados com grandes quantidades de texto, para “aprenderem” e poderem desempenhar várias tarefas.
Sobre a Automaise:
Com sede em Braga, a Automaise trabalha com algumas das mais prestigiadas marcas nacionais e internacionais nos setores do retalho, banca, seguros e telecomunicações, com o objetivo de acelerar a transformação digital e fortalecer a relação com os clientes.
A Automaise é responsável pelo desenvolvimento do Support Genius, uma solução focada na otimização dos processos de front e back office. Esta solução permite às empresas melhorar a experiência de apoio ao cliente, reduzir ineficiências de produtividade, tempos de espera, volume de reclamações e, consequentemente, promover a satisfação dos clientes.
Informações adicionais em www.automaise.com.