Regra de ouro no empreendedorismo
A situação acontece com frequência. Um empreendedor monta um plano de negócios, escolhe o nicho de atuação, define o público-alvo e reconhece a concorrência. Mas quando chega a altura de divulgar a marca há um bloqueio. Todo o esforço anterior fica comprometido.
Para o evitar há uma regra de ouro no empreendedorismo. O empreendedorismo e a comunicação são parceiros. A diferença entre o sucesso e o insucesso de um projeto pode estar na divulgação. E a forma como esta transmite a marca pode ser a diferenciação.
Criar um site, produzir conteúdo relevante e mostrar propriedade e conhecimento nos temas é bom para dar visibilidade à marca. Mas criar conteúdo sem estratégia pode gerar resultados aquém do esperado. É necessário atingir o público certo, uma tarefa que exige muito esforço de planeamento.
No mundo digital, a produção de um conteúdo viral é um sonho. E é aqui que o planeamento de comunicação pode criar as estratégias para o sucesso da publicação. Quando se produz e entrega um conteúdo de qualidade e relevante para o público certo, as possibilidades de este conteúdo se tornar viral aumentam, uma vez que há um engagement e fidelização do público.
Compreender o valor da sua marca, como ela é percecionada, representada e aceite pelo público é muito importante para manter uma boa reputação do seu negócio. Com esta informação será possível saber quais métricas são importantes para sua empresa. Cada um dos indicativos online (likes, partilhas, cliques, comentários) são formas diferentes de medir os resultados do negócio. Medição com dados corretos é a melhor forma de aferição.
Uma assessoria de comunicação medeia a relação com os media com excelência e permite identificar os jornalistas e meios com melhor perfil para divulgar os temas do projeto. Permite ainda formar os porta-vozes da empresa para falar com os media com maior segurança e propriedade e promover encontros com jornalistas para estreitar o relacionamento. Garante ainda que haverá solicitação voluntária por parte dos media, dando oportunidade de mostrar conhecimento sobre sua área.
Monitorizando a reputação é também possível mapear e planear uma eventual expansão da marca, empresa, negócio e conteúdo para novos públicos. Um bom posicionamento de marca e um trabalho alinhado com a comunicação pode abrir os horizontes e possibilidades para novos mercados.
Conte connosco para esse alinhamento.