Relações Públicas VS Publicidade
Os profissionais de RP são responsáveis pela imagem, reputação e os resultados comerciais da marca. A publicidade é um aspecto da estratégia de relações públicas.
As principais diferenças são:
Mensagens e identidade: talvez o dever mais importante dos profissionais de relações públicas seja elaborar mensagens essenciais. Eles podem chegar ao coração da identidade de uma marca e estabelecer o que os separa dos concorrentes. O RP desenvolve a linguagem e a personalidade de uma marca. A área comercial pode usar essa estrutura para criar mensagens publicitárias.
Conteúdo e narração: as equipas de relações públicas trabalham juntamente com os comerciais para desenvolver conteúdos convincentes. O objetivo é contar a história de uma marca e incentivar a interação dos consumidores.
Monitorização e gestão da reputação: a publicidade nem sempre é uma coisa boa. Depende de um bom RP para monitorizar uma variedade de canais de comunicação para evitar atenção negativa. As equipas de RP devem garantir que a reputação de uma marca permanece positiva, devem decidir como responder a comentários negativos e garantir que o positivo supera o negativo.
Análise competitiva: as equipas de relações públicas devem entender o que a concorrência diz sobre a sua marca e como estão a receber as mensagens.